Nas próximas semanas, 35 aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) estarão participando do “Exercício Operacional Tínia”, que consiste em uma simulação de guerra área no Rio Grande do Sul. As bases são nas cidades de Canoas (Ala 3) e Santa Maria (Ala 4), mas os caças também sobrevoarão o Litoral Norte do Estado.
O treinamento envolve aproximadamente 500 militares de todo o Brasil. A operação começou nessa quinta-feira (05) e segue até o dia 27 de novembro. Conforme a FAB, as aeronaves que participam do exercício sobrevoarão, neste período, a região litorânea para chegar ao oceano onde ocorrem algumas atividades.
A Força Aérea informou que as prefeituras da região foram notificadas para estarem cientes da maior movimentação de aeronaves, mesmo que o exercício militar não influencie em nada a população e o tráfego aéreo local.
O exercício operacional faz parte do calendário anual da FAB e tem como objetivo manter a operacionalidade da Força e de seus Esquadrões Aéreos, assim como dos Controladores de Tráfego Aéreo, dos Grupos de Defesa Antiaérea e de Comunicações e Controle, responsáveis pelo armamento e pelos radares e vigilância do espaço aéreo.
Entre as aeronaves empregadas, estão os caças F-5M, A-1M e A-29; a aeronave-radar E-99; a aeronave de reconhecimento R-35; além das aeronaves de apoio e transporte logístico: C-99; C-130; C-105; KC-130 Hércules; KC-390 – novo cargueiro multimissão da FAB; e o helicóptero H-60L Black Hawk.