
A exposição fotográfica “Pescadores, botos e tainhas: fotografias sobre a pesca cooperativa na Barra do Rio Tramandaí” será lançada na próxima semana em Porto Alegre. As imagens do projeto Botos da Barra estarão a partir do dia 6 de agosto no Centro Cultural da UFRGS na Capital. A abertura está marcada para às 19h.
As fotografias registram uma interação ímpar entre humanos-animais: a pesca cooperativa de tainhas entre botos-de-Lahille e pescadores tradicionais, na Barra do Rio Tramandaí, entre os municípios de Imbé e Tramandaí. Enquanto os botos cercam e sinalizam a localização do cardume, os pescadores capturam os peixes com o lançamento de tarrafas.
Com o cardume encurralado, é possível pescar uma quantidade maior, e os botos também se beneficiam, pois fica mais fácil se alimentar dos peixes que se desorientam quando a rede bate na água. A interação é monitorada por pesquisadores do projeto Botos da Barra, do Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (Ceclimar/UFRGS), que ao longo dos anos registraram imagens espetaculares.
A exposição é resultado de uma parceria entre o projeto Botos da Barra e o Unifoto, desenvolvido pelo Departamento de Difusão Cultural da Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS.
A mostra gratuita ficará aberta à visitação até o dia 4/10, de segunda a sexta-feira, das 9 às 19h, na Sala Laranjeira do Centro Cultural, no Campus Centro (Eng. Luiz Englert, 333).
Em 2025, a exposição deve percorrer em outros campi da UFRGS, chegando também ao Litoral Norte.
Veja também:
Família dos botos da barra cresce; veja as primeiras imagens do novo filhote