Com previsão de mais chuva para esta quinta-feira (02) e também na sexta-feira (03), o 9°Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) trabalha para prevenir problemas relacionados a inundações e deslizamentos no Litoral Norte. A corporação recomenda que os moradores de áreas de risco para essas situações se antecipem para buscar locais seguros.
- Quer receber as notícias publicadas no portal? Entre no grupo de WhatsApp do Litoral na Rede, clique aqui.
“A gente está vendo que muita gente está deixando até a última hora para sair de locais que já foram alvo de enchente outras vezes, como em Maquiné e Morrinhos do Sul, por exemplo “, disse ao Litoral na Rede o comandante 9°BBM, tenente-coronel Rodrigo Canci Pierosan.
O oficial diz compreender a preocupação das pessoas com possíveis furtos ao deixarem suas casas. Ele, no entanto, alerta que “tem que pensar que o risco de um deslizamento, de um choque, de leptospirose ou até um afogamento é muito pior”.
O tenente-coronel Rodrigo informou que os bombeiros já estão atendendo diversas ocorrências no Litoral Norte, como queda de árvores e inundações, principalmente em Caraá e Santo Antônio da Patrulha. Explicou ainda que a corporação também pode, em alguns casos, dar suporte as pessoas que estão buscando se antecipar às situações de risco.
Sobre a necessidade de deixar áreas de risco de forma antecipada, o comandante salientou que o Litoral Norte tem vasta área de interior e em situações de emergência as equipes de bombeiros precisam fazer grandes deslocamentos.
“Às vezes vai demorar porque a gente tá num atendimento lá no interior e não consegue atender todo mundo ao mesmo tempo [em situação de emergência]. Então, se a pessoa se antecipar, ela sai antes [da área de risco] e não vai passar por isso”, orientou.
Leia mais
Eduardo Leite decreta estado de calamidade pública em todo o estado
VÍDEO: veja projeção de chuva para os próximos dias no RS
Pista cede e carro cai em cratera em Arroio do Sal
Eduardo Leite alerta para “maior desastre da história” do RS
Por conta das chuvas, CBF suspende jogos de Grêmio, Inter e Juventude pelo Brasileirão
Cidades do Litoral Norte anunciam cancelamento das aulas em razão das chuvas; veja lista
“Estamos vivenciando uma situação de guerra no Rio Grande do Sul”, diz Eduardo Leite
Escolas estaduais não terão aulas nesta quinta e sexta-feira por causa das chuvas
Fortes chuvas causam destruições no RS; governo contabiliza 10 mortes
Por excesso de chuvas, CBF anuncia adiamento de Inter x Juventude
Vendavais, raios e granizo: saiba como se proteger durante tempestades