Bombeiros avaliam que não há risco de desabamento do prédio da Prefeitura de Torres

Choque térmico provocou a quebra de pisos cerâmicos; laudo técnico atesta segurança da edificação

Compartilhe

Imagem: CBMRS

O Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS) informou que não houve danos estruturais no prédio da Prefeitura de Torres e que não há risco de desabamento.

O capitão do CBMRS, Fernando Goulart, explicou que, na verdade, ocorreu um choque térmico, o que provocou a dilatação (quebra) de alguns pisos cerâmicos.

“Foi verificado que houve uma diferença de dilatação devido à temperatura dos materiais, causada pela corrente de ar externa quente e pelo ambiente interno frio, devido ao ar-condicionado. Essa diferença de temperatura provocou o deslocamento do revestimento do piso do terceiro andar. Ou seja, apenas os azulejos se soltaram”, explicou.

Fernando Goulart ressaltou que não há nenhum dano na estrutura do prédio. “Isso foi confirmado por laudos dos engenheiros da Prefeitura, que também realizaram uma vistoria e emitiram um documento, informando que não há qualquer possibilidade de colapso estrutural. Por isso, já liberamos o acesso aos funcionários da Prefeitura”, concluiu o capitão.

O que diz a Prefeitura

O laudo técnico constatou que o rompimento do piso foi causado pela diferença de dilatação térmica dos materiais, mas garantiu que a estrutura do prédio permanece rígida e segura para uso. O documento tem validade de dois anos e assegura que o Centro Administrativo está em condições de receber os servidores e o público.

Foto: redes sociais

Liberação

Após a liberação do Corpo de Bombeiros, o prefeito Delci Dimer e o vice-prefeito André Pozzi visitaram o 3º pavimento para avaliar pessoalmente a situação. Com a confirmação da segurança do local, o retorno das atividades foi autorizado para esta quinta-feira (20), no horário habitual.

O prefeito Delci destacou a importância de priorizar a segurança de todos e agradeceu a rápida atuação das equipes técnicas e de segurança. “Agradecemos a compreensão de todos os servidores e reforçamos que a integridade de nossa estrutura é nossa prioridade”, afirmou Delci Dimer.

Evacuação

No início da tarde desta quarta-feira (19), o prédio da Prefeitura de Torres, localizado na Rua José Antônio Picoral, foi evacuado. As informações iniciais indicavam que teria ocorrido um abalo estrutural no terceiro andar da edificação, onde funciona a Secretaria de Cultura e Esporte.

Compartilhe

Postagens Relacionadas