O carnaval é um dos períodos de maior movimentação na praias do Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Por conta disso, o Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS) atua com reforço nas ações de prevenção e salvamento no mar. A medida foi adotada para garantir a segurança dos banhistas em toda a extensão da orla da região.
Segundo o o major Daniel Moreno, coordenador operacional da Operação Verão do CBMRS, militares da corporação que atuam como guarda-vidas estão trabalhando em turnos estendidos para ampliar cobertura nos pontos. Além disso, o oficial destaca que está ampliado o trabalho de equipes volantes, que atuam a pé ou em quadriciclos junto à beira da praia.
“O carnaval é o ápice deste final de temporada. As pessoas vêm e aproveitam o período. Pousadas lotadas, trânsito forte, até quem não planejou está vindo [para o Litoral Norte]. Recentemente, o Governo do Estado nos mandou motos aquáticas, jet-skis, o efetivo também aumentou. Vários bombeiros militares também estão dobrando a carga horária, dando um extra, um sangue a mais, para que a gente consiga ter mais volantes nas guaritas e, dentro do que é viável, ter a maior cobertura possível”, disse o major à reportagem do Litoral na Rede.
Sobre as ações de prevenção, Moreno acredita que o comportamento dos banhistas na beira-mar tem melhorado. Ele lembra que, apesar de não terem poder de proibir as pessoas de entrar na água em condições adversas, levar informação e orientação é sempre fundamental.
“A sociedade se adaptou ao Corpo de Bombeiros e o Corpo de Bombeiros se adaptou à sociedade. Quando a gente faz a prevenção, 99% das pessoas nos ouvem, ainda que algumas se coloquem em risco. A gente orienta e, quando há necessidade de salvamento, a gente entra em ação. Nossa meta é que não ocorra nenhum óbito em área protegida e monitorada pelos guarda-vidas”, finaliza o coordenador operacional da Operação Verão.
Dados da temporada
O mais recente balanço da 7ª edição da Operação Verão do CBMRS apontou sete salvamentos realizados pelos guarda-vidas somente nesse sábado (10), sendo cinco deles em Imbé. Desde o início da temporada 2023/2024, foram 657 salvamentos nas praias da região. A localidade com maior índice de resgates até aqui é Capão da Canoa, com 166.
Em relação às ações preventivas, mais de 9,9 mil foram contabilizadas somente no sábado. Se considerarmos o acumulado desde a metade de dezembro, quando a operação teve início, o total dispara para quase 224 mil.
Até o momento, nenhum óbito por afogamento foi registrado nas áreas balizadas para banho no Litoral Norte.