Batalhão Ambiental resgata quati mantido em cativeiro no Litoral Norte

Animal silvestre foi encaminhado para avaliação veterinária

Compartilhe

Quati era mantido em cativeiro no Litoral Norte. Foto: Sd Schmitz / Patram Torres

Policiais da Patrulha Ambiental (Patram) de Torres resgataram um quati mantido em cativeiro em uma propriedade rural de Morrinhos do Sul, no Litoral Norte. O animal silvestre foi encontrado, nesse domingo (18), a partir de uma denúncia.

Segundo o 1º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BABM), o quati estava em uma gaiola. A corporação informou que se trata de um animal aparentemente dócil e em boas condições de saúde.

Os policiais militares da Patram o encaminharam para avaliação de médico veterinário e, depois, para órgão ambiental. Também realizaram levantamento fotográfico do local onde ocorreu o resgate e a elaboração um termo circunstanciado para o responsável.

Quem mantém animal silvestre em cativeiro sem a devida autorização pode ser responsabilizado na Lei de Crimes Ambientais. O artigo 29 estabelece pena de detenção de seis meses a um ano, e multa para: “matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida”.

190224 RESGATA QUATI MORRINHOS DO SUL PATRAM 2
Animal silvestre foi resgatado a partir de uma denúncia. Foto: Quati era mantido em cativeiro no Litoral Norte. Foto: Sd Schmitz / Patram Torres
190224 RESGATA QUATI MORRINHOS DO SUL PATRAM 3
Policiais encaminharam o quati para avaliação de médico veterinário. Foto: Sd Schmitz / Patram Torres

O Quati (Nasua nasua) tem seu habitat natural nas florestas, principalmente Mata Atlântica. Segundo o portal Fauna Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no estado possui distribuição restrita às áreas florestadas ao norte (Floresta Ombrófila Mista) e noroeste (Floresta Estacional Decidual), além de matas ciliares de rios próximos a Lagoa dos Patos, sendo relativamente comum na Serra Geral, com limite de distribuição sul até a Serra de Sudeste no Pampa Gaúcho.

Os quatis têm hábito de vida diurno. O site Fauna Digital também aponta que eles vivem em grupos, de até 30 indivíduos ou mais, e que se alimentam de frutos e pequenos animais, entre eles roedores, aves, répteis e insetos.

Compartilhe

Postagens Relacionadas