
O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (DetranRS) divulgou o balanço das ações do órgão, no decorrer da Operação Verão Total. Entre 16 de dezembro do ano passado a 10 de março, foram 16.429 motoristas fiscalizados nas blitze da Balada Segura.
O número representa praticamente o dobro da edição passada (2022/2023). Naquele período foram abordados 8.800 veículos. “A boa notícia é que mesmo com o aumento substancial das abordagens, as infrações por recusa caíram 3%, os testes positivos quase 70% menos, e os registros de crime de trânsito de embriaguez foram 36% menores”, afirmou o DetranRS.
O departamento informou que foram registradas 875 recusas ao teste, 67 testes positivos e 14 registros de crime de alcoolemia (teste com nível alcoólico que a legislação enquadra em crime de trânsito). Na operação anterior, que teve metade das abordagens, os números foram: 899 recusas, 218 testes positivos e 22 crimes de embriaguez.
Nessa edição, as blitze aconteceram nos municípios do Litoral Norte (Arroio do Sal, Balneário Pinhal, Capão da Canoa, Cidreira, Imbé, Tramandaí, Torres e Xangri-Lá) e no Litoral Sul (Cassino).
Etilômetro passivo
Um dos elementos que permitiram o aumento das abordagens foi a adoção do etilômetro passivo, que também contribuiu para a redução no número de recusas. O etilômetro passivo funciona como um pré-teste e é feito no motorista sem precisar sair do carro. Somente se detectado álcool, o condutor é convidado a fazer o teste oficial.
Fiscalização de serviços
As ações do DetranRS na Operação Verão Total 2023/2024 também incluíram fiscalizações nas empresas credenciadas e entes não credenciados relacionados a atividade da autarquia. Foram 31 fiscalizações em 13 de cidades litorâneas, entre Centros de Formação de Condutores (CFCs), Centros de Remoção e Depósitos (CRDs), Centros de Desmanches de Veículos (CDVs) e Estampadora ou Fábrica de Placas de Identificação Veicular (EPIVs).
O DetranRS atuou, ainda, na força-tarefa da Operação Desmanche, coordenada pela Secretaria da Segurança Pública, que este verão foi concentrada no litoral. Foram nove operações, que resultaram em sete prisões e·313 toneladas de sucata automotiva apreendida.