ArteNorte: feira reúne mais de 100 artesãos da região em Capão da Canoa

Feira de Artesanato do Litoral Norte segue até domingo; a entrada é gratuita

Compartilhe

Foto: Cristian Machado – FGTAS/Sine Capão da Canoa

O Largo do Baronda, em Capão da Canoa, é o palco da 2ª Feira de Artesanato do Litoral Norte (ArteNorte), que ocorre até domingo (10), das 10h às 21h. São mais de 100 artesãos que estão expondo seus produtos. Há diversas oportunidades de realizar bons negócios e realizar compras de presentes de Natal.

A ArteNorte tem entrada gratuita e reúne artesãos de toda a região que produzem manualmente diversos tipos de produtos. Entre eles estão bijuterias, panos de prato, acessórios para casa em madeira reciclada, facas, crochê e bordados em tecidos, obras em gesso, bolsas, luminárias, cuias, bonecos e bonecas de tecido.

Para a artesã Carmem Dolores dos Santos, de 59 anos de idade, o artesanato e a participação em feiras foi uma inspiração que ela encontrou após se aposentar. “Eu sempre amei o artesanato, desde a infância. Mas participo de feiras há pouco tempo. Eu e o meu esposo Sergio conquistamos novas amizades. A ideia surgiu quando fui na FGTAS/Sine, onde fui muito bem atendida. Eles te orientam tudo. Fiz a carteira de artesã”, contou animada ao Litoral na Rede.

A artesã reside no Balneário Rainha do Mar, em Xangri-Lá. Carmem e o marido Sergio Luiz Silva dos Santos, de 65 anos de idade, trabalham com madeiras recicladas que se transformam em diversas obras, uma mais linda que a outra. “Trabalhamos com madeira reciclada, muitas pegamos na rua. Separamos, lixamos e pintamos para fazer o nosso artesanato”, finalizou Carmem.

Carmem e Sergio produzem artesanato com madeiras recicláveis. Foto: divulgação

A Feira de Artesanato do Litoral Norte é promovida pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTS) e a Prefeitura de Capão da Canoa. O objetivo é fortalecer a economia dos artesãos e mostrar o trabalho produzido por estes trabalhadores.

“Nós temos mais de 110 artesãos do Litoral Norte expondo seus produtos na ArteNorte. Somente em Capão da Canoa são mais de 900 artesãos cadastrados, muitos foram contemplados neste evento. Estamos aqui dando todo o apoio e convidamos a comunidade do Litoral Norte e os turistas para conhecer a feira e prestigiar nossos artesãos”, disse Cristian Machado, coordenador da Agência FGTAS/Sine de Capão da Canoa.

Confira mais imagens na galeria abaixo

071223 ARTENORTE CAPÃO DA CANOA 3
Fotos: Prefeitura de Capão da Canoa
071223 ARTENORTE CAPÃO DA CANOA 7
Artesanatos com madeiras recicláveis produzidos por Carmem e Sergio. Foto: divulgação
071223 ARTENORTE CAPÃO DA CANOA 4
Fotos: Prefeitura de Capão da Canoa
071223 ARTENORTE CAPÃO DA CANOA 5
Fotos: Prefeitura de Capão da Canoa
071223 ARTENORTE CAPÃO DA CANOA 2
Foto: Cristian Machado - FGTAS/Sine Capão da Canoa

Compartilhe

Postagens Relacionadas