Apagão cibernético afeta diversos serviços no mundo

Serviços bancários, de telecomunicações e de mídia sofrem impactos; centenas de voos são cancelados

Compartilhe

Imagem meramente ilustrativa / Pixabay / Gerd Altmann

Um apagão cibernético mundial, nesta sexta-feira (19), está causando problemas em diversos países. São afetados, principalmente, serviços bancários, de telecomunicações e de mídia, inclusive atrasos em voos.

A Microsoft é uma das empresas afetadas pelo apagão global. O apagão está relacionado a sistemas que utilizam Windows na empresa norte-americana CrowdStrike, uma fornecedora de serviços de segurança digital.

“A CrowdStrike está trabalhando ativamente com clientes afetados por um defeito encontrado em uma única atualização de conteúdo para hosts Windows. Os hosts Mac e Linux não são afetados”, disse George Kurtz, CEO da empresa, em sua conta no X, o antigo Twitter.

“O problema foi identificado, isolado e uma correção foi implantada. Indicamos aos clientes o portal de suporte para obter as atualizações mais recentes e continuaremos a fornecer atualizações completas e contínuas em nosso site”, complementou, descartando a hipótese de um incidente de segurança ou ataque cibernético.

Há problemas em diversos serviços, como transmissões de canais de televisão, transporte público e sistemas de saúde.

O apagão também afeta o setor de viagens. Aeroportos de diversos países, como Japão, Alemanha, Espanha e Holanda, relatam problemas nos sistemas e atrasos em centenas de voos das companhias aéreas American Airlines, United e Delta. No Brasil, até o fechamento desta matéria, não havia registro de cancelamentos relacionados a este problema.

Clientes dos bancos Bradesco, Neon, Next e Banco Pan no Brasil registraram reclamações de falhas nos aplicativos ao longo desta manhã.

“A maioria das instituições financeiras brasileiras já normalizou seus serviços e as demais estão em avançado estado de normalização e trabalhando para garantir o funcionamento de seus serviços rapidamente”, informou, em nota, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Compartilhe

Postagens Relacionadas