
O voto depois dos 70 anos é facultativo, mas muitas pessoas dessa faixa etária fazem questão de escolher seus representantes. É o caso de Louris de Oliveira Santos, de 92 anos. A reportagem do portal Litoral na Rede encontrou a professora aposentada na manhã deste domingo (06) em seu local de votação em Tramandaí.
Logo depois de votar para prefeito e vereador, a professora descansava em um dos bancos no pátio da Escola Almirante Tamandaré, no Centro da cidade. Ali recordava que já trabalhou no colégio, assim como em outros da cidade. Contou que fez questão de votar e que participou de toda as eleições.
“A gente vota por alguém que se interesse pelo lugar. Eu acredito sim, como fico faceira [em votar]”, disse à reportagem. A professora também contou que tem todos os títulos eleitorais e comprovantes de votação guardados em casa: “[Voto em] todas, não falho nenhuma e tenho tudo arquivado”.
Ela também lembra que, desde a primeira vez que votou, o título eleitoral e os comprovantes mudaram bastante. “Até o primeiro título, era com fotografia, bem grande, tá tudo guardadinho. Agora não, dão umas coisinhas assim”, disse sobre o atual comprovante após a votação na urna eletrônica.
No Brasil, o voto é obrigatório para quem tem de 18 a 70 anos. Jovens de 16 e 17 anos, pessoas como mais de 70 e analfabetos têm o direito de votar, mas não são obrigados.
Acompanhe a apuração dos votos nos 23 municípios do Litoral Norte no portal Litoral na Rede, a partir das 17 horas (clique aqui).
Veja outras notícias sobre as eleições no Litoral Norte.