Anvisa proibe venda de lote de marca de atum

Produto teria causado surto de intoxicação alimentar por histamina; entenda

Compartilhe

Foto: Bing / Reprodução

A Anvisa anunciou nessa sexta-feira (18) que proibiu a comercialização, a distribuição e o uso de um lote de atum ralado em óleo comestível com caldo vegetal, fabricado pela Cellier Alimentos Linha Profissional. Também foi determinado o recolhimento do produto do mercado.

A medida, publicada na edição dessa sexta do Diário Oficial da União (DOU), refere-se ao produto com SIF 3699, cujo lote foi produzido e fabricado em 08 de maio de 2023 e tem validade até 08 de maio de 2025.

Segundo a Anvisa, o recolhimento de alimentos tem como objetivo retirar do mercado produtos que representem risco ou agravo à saúde do consumidor. O procedimento é de responsabilidade da empresa interessada, imediatamente após a ciência do fato, conforme procedimentos estabelecidos na legislação sanitária.

Em nota, o órgão explica que recebeu um relato do Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo (CVS-SP) sobre a ocorrência de surto em Centros de Educação Infantil (CEIs) de Campinas, no final de julho de 2023, após o consumo do alimento, com sintomas compatíveis com intoxicação alimentar por histamina.

“A contaminação do produto com valores acima dos limites tolerados pela legislação sanitária foi confirmada por um exame laboratorial realizado pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital)”, afirmou a Anvisa.

O que é histamina?

A histamina é uma substância que pode se formar após a morte de pescados, quando as condições de manuseio e armazenamento do pescado são inadequadas. Essa substância não é eliminada com o tratamento térmico do pescado (por exemplo, cozimento, esterilização comercial, defumação) durante a fabricação do produto final (como atum enlatado).

Além disso, os peixes podem conter níveis tóxicos de histamina sem apresentar sinais como mau cheiro, alteração na consistência ou na coloração. O consumo de alimento contaminado por histamina pode causar dormência, formigamento e sensação de queimação na boca, erupções cutâneas no tronco superior, queda de pressão, dor de cabeça, coceira na pele, podendo evoluir para náusea, vômito e diarreia.

A doença geralmente é leve e os sintomas desaparecem em poucas horas. Idosos e pessoas com problemas de saúde, porém, podem ter sintomas mais graves. Em caso de qualquer sintoma prejudicial ou agravo à saúde após o consumo de alimentos, procure imediatamente um serviço médico.

Compartilhe

Postagens Relacionadas