Primeiro fim de semana do inverno terá sol e temperaturas altas no Litoral Norte

Confira os detalhes da previsão do tempo e o prognóstico climático do inverno com a meteorologista Ludmila Pochmann

Compartilhe

Lagoa do Armazém, Tramandaí. Foto: Rafael Ribeiro / Litoral na Rede / Arquivo

Tchau, outono! Às 17h51 desta quinta-feira (20), o inverno começará oficialmente e teremos, inclusive, a noite mais longa de 2024. Com a mudança de estação no Hemisfério Sul, nos despedimos do fenômeno El Niño e entramos em um período de neutralidade.

Mesmo sem o El Niño, ainda observaremos suas características atuando na atmosfera, ao menos durante algum período. Na natureza nós temos um certo atraso das condições observadas. Em todo o planeta, algumas condições de tempo ainda estão sendo sentidas, com as altas temperaturas no Brasil.

Mas, nas próximas semanas, haverá mudanças. Durante este período de neutralidade, a previsão é que as chuvas e as temperaturas fiquem dentro da normalidade climatológica para os meses de julho e agosto.

Vale lembrar que, mesmo que o Rio Grande do Sul tenha um regime de chuvas praticamente constante ao longo do ano, é no inverno que temos o período mais chuvoso do ano no estado.

A previsão climática também indica que, nos meses de inverno, vamos ter períodos de frio normal, podendo haver também ondas de frio, com condições para ocorrência de geadas.

A entrada de massas de ar frio se torna mais frequente e, por isso, momentos de chuva intensa também devem ocorrer.

Em resumo, é uma estação que chove bastante. E como nossas bacias hidrográficas já estão saturadas com toda a precipitação do outono, toda atenção no monitoramento deve ser mantida. Para o Litoral Norte, os valores esperados para a estação são de chuvas entre 130 mm e 160 mm, em média, e temperaturas entre 10°C e 20°C.

Previsão do tempo

O primeiro fim de semana de inverno no Litoral Norte terá chuva em boa parte da região ao longo desta sexta-feira (21), com temperatura mínima de 17°C e máxima de 20°C.

Mas para quem quer aproveitar pra passear e caminhar pela orla, aí vai uma boa notícia: neste sábado (22) teremos muito sol, com temperatura mínima de 16°C e máxima de 25°C. Já o domingo (23) terá sol entre nuvens, podendo chover no início da tarde. O dia também será marcado por vento de até 50 km/h e temperaturas firmes, variando entre 18°C e 25°C.

Já na segunda-feira (24), a chuva volta a aparecer durante todo o dia e as temperaturas começam a cair: máxima de 18°C e mínima, à noite, de 13°C.

Por Ludmila Pochmann / Ar Puro Meteorologia e Qualidade do Ar

Compartilhe

Postagens Relacionadas