Anatel autoriza ativação do 5G em cinco cidades do Litoral Norte

Ativação do sistema dependerá de cada uma das operadoras de telefonia móvel

Compartilhe

Prestadoras que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz poderão solicitar à Anatel o licenciamento e a ativação de estações de 5G. Foto: divulgação Anatel

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) autorizou a ativação de estações de internet móvel 5G em cinco cidades do Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Os municípios são Capão da Canoa, Tramandaí, Imbé, Osório e Torres.

A partir do dia 31 de julho de 2023, as prestadoras que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz poderão solicitar à Anatel o licenciamento e a ativação de estações de 5G na faixa de 3,5 GHz nesses cinco municípios da região. Em todo os país, o sistema foi liberado em mais 102 cidades.

A decisão foi tomada em reunião do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi), realizada nessa quarta-feira (26).

Com isso, serão 1.712 os municípios com a faixa de 3,5 GHz disponível para utilização por estações do 5G. Isso representa 145 milhões de brasileiros, o que corresponde a 69,3% da população do Brasil.

A Anatel ressalta que a liberação da faixa não significa que redes do 5G serão instaladas de imediato nas localidades. “A instalação antecipada de estações de quinta geração nessas cidades depende do planejamento individual de cada prestadora”, pontua a agência.

Liberação da faixa e sinal de TV

Com a liberação do 5G, quem utiliza antenas parabólicas, que operam na Faixa 3,5 GHz, precisão substituir os equipamentos. A interferência pode causar chuviscos, chiados, imagens travadas e até interrompidas.

Pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que tenham na residência uma parabólica tradicional instalada e funcionando, podem solicitar a substituição gratuitamente, caso ainda não tenham feito.

O agendamento deve ser feito pelo telefone 0800 729 2404 ou pelo site do Siga Antenado (https://sigaantenado.com.br/). O beneficiário deve informar seus dados pessoais, o número do CPF e o Número de Inscrição Social (NIS).

Compartilhe

Postagens Relacionadas