Alerta: entenda por que você não deve dar chocolate ao seu animal de estimação

"Se tiver cacau, o cachorro não pode comê-lo", diz Gustavo Tadday, médico veterinário e diretor técnico das Clínicas Espaço Pet 24h Tramandaí e Espaço Vet de Imbé

Compartilhe

Foto: Ilustração / Adobe Stock

Com a chegada da Páscoa, muitas pessoas estão ansiosas para saborear os deliciosos chocolates disponíveis nas prateleiras dos mercados. No entanto, o que pode ser uma doce tentação para os seres humanos, pode representar um perigo mortal para os animais de estimação.

Os chocolates contêm uma substância chamada teobromina, que é tóxica para cães, gatos e outros animais de estimação. A teobromina é um estimulante do sistema nervoso central e do músculo cardíaco, e pode causar graves problemas de saúde quando ingerida em quantidades excessivas.

De acordo com Gustavo Tadday, médico veterinário e diretor técnico das Clínicas Espaço Pet 24h Tramandaí e Espaço Vet de Imbé, a substância é metabolizada de forma lenta pelos animais de estimação, o que pode levar a sua acumulação no organismo e causar intoxicação. A cafeína presente no chocolate também é motivo de alerta.

“O chocolate é um produto feito a partir do cacau e contém dois ingredientes tóxicos para os cachorros: teobromina e cafeína. Assim, é importante manter o chocolate longe deles”, comenta. “A teobromina apresenta níveis mais altos nos chocolates escuros, ou seja, quanto mais cacau tiver o produto, mais tóxico é ao cão”, diz Tadday.

Os cães são particularmente sensíveis à teobromina devido à forma como seu organismo metaboliza essa substância. Raças pequenas e cachorros jovens são ainda mais suscetíveis aos efeitos tóxicos do chocolate, uma vez que seu tamanho e peso corporal são menores, o que significa que uma quantidade menor de chocolate pode causar danos graves.

“Não importa o tipo de chocolate. Se tiver cacau, o cachorro não pode comê-lo. Se isso acontecer, lembre-se de levá-lo ao médico veterinário de sua confiança”, reforça o médico veterinário.

Além do risco da ingestão direta de chocolate, é importante lembrar que muitos produtos de chocolate, como ovos de Páscoa e bombons, podem conter outros ingredientes perigosos para os animais de estimação, como nozes, uvas passas e adoçantes artificiais, que também podem causar problemas de saúde, como vômitos e diarréias, e inclusive levar à morte.

Diante desse perigo, é fundamental tomar medidas preventivas para garantir a segurança dos animais de estimação durante a temporada de Páscoa e em qualquer outra ocasião em que chocolates estejam disponíveis.

Fique atento a algumas dicas importantes:

– Mantenha chocolates fora do alcance dos animais de estimação: Certifique-se de que os chocolates estejam armazenados em locais altos e seguros, onde os animais de estimação não possam acessar.

– Não ofereça chocolates aos animais de estimação: Evite dar chocolates ou outros alimentos humanos aos animais de estimação, mesmo em pequenas quantidades, pois pode ser prejudicial à saúde deles.

– Esteja atento aos sinais de intoxicação: Se você suspeitar que seu animal de estimação tenha ingerido chocolate ou apresente sinais de intoxicação, procure imediatamente um médico veterinário.

– Informe-se sobre os alimentos tóxicos para animais de estimação: Esteja ciente de outros alimentos e ingredientes que podem ser prejudiciais aos animais de estimação, como uvas passas, cebola, alho e adoçantes artificiais, e evite oferecê-los aos seus animais de estimação.

Espaço Pet 24h – Avenida Emancipação, n° 1428, Centro – Tramandaí / Telefone: (51) 99999-4711

Espaço Vet – Avenida Paraguassú, n° 3503, Courhasa – Imbé /  Telefone: (51) 3627-3741

Compartilhe

Postagens Relacionadas