Agesan notificará Corsan sobre vazamento de esgoto e obras inacabadas em Tramandaí

Agência Reguladora realizou inspeção em vários pontos do município a partir de solicitação da Prefeitura

Compartilhe

Foto: Divulgação.

A Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento do Rio Grande do Sul (Agesan – RS) notificará a Companhia Estadual de Saneamento (Corsan) sobre problemas envolvendo obras inacabadas e vazamento de esgoto em Tramandaí. Uma equipe do órgão realizou fiscalização em diversos pontos da cidade nessa quarta-feira (06) a partir demandas apresentadas pela Prefeitura.

O Litoral na Rede apurou junto a direção da agência que os locais onde foram encontradas as irregularidades ficam na Avenida Emancipação, em dois pontos da Avenida Atlântica, na Avenida Protásio Alves, na Rua Vergueiros e na Rua Dr. Mario Totta.

Conforme o diretor-geral da Agesan, Demétrius Gonzalez, nesses pontos foram encontrados buracos abertos para a realização de obras e não fechados pela companhia. “Tem um buraco que faz quase um ano, quando [a Corsan] abre tem que fechar em até uma semana”, disse.

Já na Rua Paulo Francisco, no bairro Litoral, a equipe de fiscalização, que estava acompanhada do secretário municipal de Obras de Tramandaí, Márcio Batata, identificou um vazamento de esgoto.  A região ainda não está conectada ao sistema de coleta e a agência também solicitou ao município para auxiliar na apuração de possível crime ambiental, identificando quem estaria realizando o descarte de forma irregular.

“Um absurdo termos vazamento de esgoto em plena cidade, além de diversos buracos sequer repavimentados pela concessionária estadual, ocasionando acidentes e atrapalhando o trânsito”, assinalou Demétrius Gonzalez.

Notificações, advertências e multas

Conforme o diretor-geral da Agesan – RS, a agência fará uma notificação à Corsan pedindo explicações. Caso a companhia não apresente solução, poderá ser advertida e, depois, estará sujeita à multa. Demétrius explicou que a empresa teria acenado com a possibilidade de solucionar as situações identificadas até o fim desta semana.

O Litoral na Rede entrou em contato com assessoria de comunicação da Corsan e não havia recebido resposta até a publicação desta matéria. Assim que houver retorno, a informação será acrescentada.

Demétrius Gonzalez salientou que a estatal também será advertida devido à não finalização da obra de uma bacia de esgotamento, onde não foram repavimentados pontos abertos durante a construção. A bacia fica na região do bairro São Francisco, entre as avenidas Osvaldo Bastos, Gamboa e Osvaldo Aranha.

Como acionar a Agesan-RS

Caso de buracos deixados nas vias após obras da Corsan ou de vazamento de esgoto podem ser encaminhados à Agesan – RS. A agência orienta, no entanto, que os consumidores busquem primeira a solução do problema junto à empresa.

Os canais para formalizar essas reclamações são e-mail ouvidoria@agesan-rs.com.br ou o telefone 0800-222-4022.

No Litoral Norte, além de Tramandaí, a Agesan – RS também atua no município de Xangri-Lá.

Compartilhe

Postagens Relacionadas