BM prende mais de 100 foragidos e apreende 61 armas em 13 municípios do Litoral

Compartilhe

Foto: Brigada Militar / Arquivo

Entre janeiro e maio de 2019, os policiais do 2º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas ( BPAT) capturaram 109 foragidos da justiça e apreenderam 61 armas, entre elas um fuzil. O Litoral na Rede obteve com exclusividade o  balanço operacional da unidade responsável pelo policiamento ostensivo em 13 dos 23 municípios do Litoral Norte do Rio Grande do Sul.

Nesses cinco meses, o 2º BPAT também apreendeu mais de 40 quilos de drogas: foram 33,2 Kg de maconha, 5Kg de crack e 4,3 Kg de cocaína. No mesmo período, os PMs do Batalhão atenderam 12.836 ocorrências, o que representa uma média de 85 por dia.

Os dados são referentes aos municípios de Tramandaí, Imbé, Xangri-lá, Capão da Canoa, Arroio do Sal, Torres, Terra de Areia, Mampituba, Morrinhos do Sul, Itati, Três Cachoeiras, Dom Pedro de Alcântara e Três Forquilhas.

Redução da criminalidade

De acordo com o comando do 2º BPAT os primeiros cinco meses do ano também tiveram redução dos principais indicadores de criminalidade nos 13 municípios da região, na comparação o mesmo período de 2018.

O melhor resultado foi a queda de 38,8% nos roubos a residência.  A segunda maior redução ocorreu nos roubos a estabelecimentos comerciais (-31,8%).  Também diminuíram, segundo a BM, as ocorrências de furto arrombamento ( -24,6%), homicídio doloso (-22,2%), roubo de veículo (-20%), roubo a pedestre (-12,9%) e furto de veículo (-9,6%).

Barreiras diárias em todos os municípios

020619 BARREIRA BM TERRA DE AREIA
Abordagens noturnas em Terra de Areia. Foto: Brigada Militar
020619 BARREIRA BM TRAMANDAÍ
Barreira em Tramandaí. Foto: Brigada Militar
020619 BARREIRA BM CAPÃO
Abordagens em Capão da Canoa. Foto: Brigada Militar

Um das estratégias do 2º BPAT para enfrentar a criminalidade é aumentar a visibilidade de corporação. Para isso, desde abril, são realizadas barreiras pelo menos uma vez por dia em cada um dos 13 municípios. De acordo com o comandante do Batalhão, major Claudiomir Oliveira, na maioria das cidades essas ações ocorrem uma vez em cada turno.

O major destaca que os locais das barreiras são escolhidos conforme os indicadores de criminalidade. “Também estamos fazendo ações de repressão qualificada com trabalho conjunto do setor de inteligência, as forças táticas e o Pelotão de Operações Especiais”, destacou o oficial.

O comandante salienta que foram estabelecidas metas de comando visando, além de ampliar a visibilidade da Brigada Militar na região, garantir planejamento das ações e a motivação dos policiais. Ele também destaca a importância do trabalho integra com outros órgãos de segurança, como a Polícia Civil, as Polícias Rodoviárias e o Batalhão Ambiental, e com as prefeituras dos municípios.

Leia sobre algumas ações do 2º BPAT

BM prende mulheres que escondiam armas em pousada em Terra de Areia

Pistolas, munições e 13 Kg de maconha são apreendidos em Torres

BM intensifica ações contra o crime em Capão da Canoa e Xangri-lá 

BM prende casal que levaria maconha de Capão da Canoa para Tramandaí

BM fecha o cerco e faz operação surpresa em Imbé

Foragidos são presos em Torres e Arroio do Sal

Compartilhe

Postagens Relacionadas