Se 2022 está sendo marcado por um ano com poucos feriadões ou feriados prolongados, 2023 será diferente. Considerando os 11 feriados nacionais e um estadual do Rio Grande do Sul, mais da metade poderão garantir uma folga estendida no ano que vem.
Para o Litoral Norte do Rio Grande do Sul, o calendário com mais feriadões poderá incrementar o número de visitantes e aquecer a economia dos municípios da região. Nesta semana, o governo do Estado divulgou um decreto referente ao tema, também prevendo os pontos facultativos que serão aplicados aos servidores públicos.
Apenas dois feriados vão cair em fins de semana: o da Confraternização Universal, em 1º de janeiro, e a Páscoa, em 9 de abril. Ambos serão em domingos. Por outro lado, haverá dois em sextas-feiras: Paixão de Cristo, em 7 de abril, e Tiradentes, em 21 de abril. Já o 1º de maio, Dia do Trabalho, e o Natal de 2023, serão em segundas-feiras, garantido quatro feriadões em 2023.
Há ainda outros três feriados que, no ano que vem, cairão em quintas-feiras, o que permite a parte dos trabalhadores fazer um período de descaso maior, também conhecido como feriado prolongado. Essas datas são: 7 de setembro, Independência do Brasil; 12 de outubro, Nossa Senhora de Aparecida, padroeira do Brasil; e 2 de novembro, Dia dos Finados.
Já a data da Proclamação de República, em 15 de novembro, e o 20 de setembro, feriado estadual, serão em quartas-feiras.
Há ainda os feriados municipais, conforme legislação de cada cidade. Entre eles, estão Nossa Senhora dos Navegantes, em 2 de fevereiro, e Corpus-Christi, em 8 de junho. Ambos serão em quintas-feiras.
Veja as datas previstas.
Feriados nacionais
- 1º de janeiro – Confraternização Universal (domingo);
- 7 de abril – Paixão de Cristo (sexta-feira);
- 9 de abril – Páscoa (domingo);
- 21 de abril – Tiradentes (sexta-feira);
- 1º de maio – Dia Universal do Trabalho (segunda-feira);
- 7 de setembro – Independência do Brasil (quinta-feira);
- 12 de outubro – Nossa Senhora de Aparecida, padroeira do Brasil (quinta-feira);
- 2 de novembro – Dia dos Finados (quinta-feira);
- 15 de novembro – Proclamação da República (quarta-feira);
- 25 de dezembro – Natal (segunda-feira).
Feriado estadual
- 20 de setembro – Data Magna Estadual (quarta-feira).
Pontos facultativos (servidores estaduais)
- 20 de fevereiro e 21 de fevereiro – Carnaval (segunda-feira e terça-feira);
- 8 de abril – Sábado de Aleluia (sábado);
- 15 de outubro – Dia do Professor (domingo);
- 28 de outubro – Dia do Servidor Público (sábado);
- 24 e 31 de dezembro – Véspera de Natal e de Ano Novo (domingo).