
“Nós somos uma empresa 100% litoral e nossas ações são 100% focadas no litoral”, é assim que o CEO Marcelo Possa, define a Viu Internet, empresa que conecta quase 30 mil clientes no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. A companhia, que teve uma expansão de quase 30% em 2021, projeta seguir crescendo e ampliar em 25%, neste ano, a quantidade de residências e empresas atendidas.
O crescimento está ligado à cultura da empresa ao longo de quase 15 anos de atuação na região, com foco na qualificação e personalização do atendimento e um contato mais próximo com os clientes. Com uma ampla rede de fibra ótica de qualidade, a internet da Viu está disponível em Tramandaí e Imbé, onde chegou em 2021, e em Capão da Canoa, Xangri-Lá e Osório, municípios em que já atuava há mais tempo. Em todos eles, o atendimento se estende para os distritos.
A Viu gera quase 130 empregos diretos e indiretos na região. Em entrevista ao Litoral na Rede, o CEO Marcelo Possa destacou que o propósito da equipe é garantir a manutenção dos serviços e compreender a demanda de cada consumidor.
“Começa desde o colaborador, que é daqui, conhece a região, as peculiaridades, os locais e as pessoas. E a gente sabe da realidade das cidades e, por isso, preza por esse atendimento presencial, por ter esse contato, a possibilidade de ter essa relação mais direta”, afirmou Possa.

Para estar mais próxima dos seus clientes, a empresa mantém três lojas físicas, em Capão da Canoa, Tramandaí e Osório, e trabalha para que os atendimentos digital e humano sejam complementares, conforme a demanda de cada usuário do serviço.
“A gente não pode estar fora dos canais digitais para atendimento, mas nós prezamos sempre por menus mais curtos, que normalmente vão levar a um atendimento humano, se for preciso. A não ser que sejam atividades em que o cliente se sinta confortável, como pedir uma segunda via de boleto de forma digital, que não precisa ter interação, então ele tem essa opção mais prática”, disse o CEO da Viu Internet.
Conforme Marcelo, outro pilar na relação com os clientes é a transparência, desde a contratação do serviço. “Perguntamos sempre qual será a utilidade da internet e nós priorizamos oferecer o que ele realmente está precisando”, salientou.
Suporte técnico e manutenção

Na avaliação do gestor, o fato de a Viu ser uma empresa do Litoral Norte e ter foco total na região, também garante maior agilidade nos serviços de manutenção.
“A diferença vai ser exatamente no momento que se precisa de um suporte, de um reparo, quando tem um evento como esses ciclones e temporais, por exemplo. Temos a maior equipe técnica própria local e isso nos garante oferecer repostas muito mais rápidas para esses eventos”, garantiu.
Novos serviços
A Viu Internet vem agregando novos serviços aos seus assinantes. Entre as novidades estão o streaming de filmes e séries da Paramount+ e o Noggin, de programação infantil. Os clientes da empresa também têm acesso à plataforma Qualifica, que oferece centenas de cursos online.

Instalação solidária
A Viu entrega, em média, uma tonelada de alimentos por mês para entidades assistenciais do Litoral Norte em uma ação conjunta com seus clientes. Com a iniciativa, chamada Instalação Solidária, a empresa substitui a taxa de instalação do serviço de internet pela doação de dois quilos de alimentos, que são destinados às pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Veja como falar com a Viu Internet
Telefone: 0800 930 3030