A equipe da Vigilância Sanitária de Capão da Canoa deflagrou, nos últimos dias, uma ação de fiscalização de estabelecimentos do município do Litoral Norte. As inspeções foram realizadas em hotéis, restaurantes e farmácias. A prefeitura divulgou o balanço nessa quarta-feira (13).
Ao menos três irregularidades foram constatadas. Segundo a prefeitura, um delivery de alimentos foi interditado. Também houve a interdição de um poço artesiano, sem tratamento de água, sendo considerada imprópria para consumo.
Em um terceiro estabelecimento, os servidores apreenderam medicamentos controlados sem procedência comprovada. Neste caso, o responsável foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Capão da Canoa, para registro de ocorrência.
A prefeitura não divulgou os nomes dos estabelecimentos onde foram constatadas as irregularidades. “Essas ações são realizadas durante os 12 meses do ano com intuito orientativo, onde são necessárias atitudes mais rigorosas, quando constatado risco à saúde humana”, disse a coordenadora da Vigilância Sanitária, Márcia Azevedo.
A Vigilância Sanitária faz parte da Secretaria Municipal da Saúde. O titular da pasta, Tiarlin Abling, destaca a importância de proteger a saúde da população. “As vistorias são importantes para não haver riscos à saúde e diminuir os atendimentos referentes à intoxicação alimentar, visto que nesta época do ano, devido ao calor, ocorre aumento nos pedidos por delivery, com números maiores de casos dessa natureza”.