
Uma viagem ao litoral gaúcho dos anos de 1950. Mais especificamente, para Tramandaí e Balneário Pinhal. Sim, é possível fazermos isso em pleno 2019 através dos vídeos da Produtora Wilkens Filmes.
O material, que foi registrado pelos irmãos Carlos Wilkens e Heitor Baptista Wilkens, agora está disponível de forma totalmente gratuita na internet.
Para quem não viveu naquela época, vale a experiência de se deparar com trajes de banho, roupas de festa e modelos de carro um tanto diferentes do que encontramos atualmente. Por outro lado, as imagens totalmente em preto e branco têm o poder de levar muita gente ao sentimento de nostalgia.
Mais de 90 filmes foram doados pela família Wilkens para o Museu Hipólito José da Costa, que fica em Porto Alegre. Eduardo Wilkens, de 38 anos, relata que o avô (Carlos), junto do irmão (Heitor), costumava viajar pelo Rio Grande do Sul para fazer registros e documentários.
Verbas disponibilizadas pela Caixa Econômica Federal permitiram que o museu pudesse digitalizar uma pequena parte do material, que estava armazenado nos antigos rolos de filme. Entre esses curtas-metragens, estavam dois retratando Tramandaí e Balneário Pinhal.
“Sempre foi uma curiosidade minha, porque eu sabia que meu avô tinha uma produtora. Quando assisti às filmagens, foi emocionante ver como era Tramandaí, que eu costumo ir desde pequeno”, afirma Eduardo, que não fazia ideia do que poderia encontrar em meio ao material.
Existe a possibilidade de que entre os vídeos que ainda não foram convertidos para o formato digital estejam outros mais do litoral gaúcho.