Com ondas acima de cinco metros, o mar invadiu a beira-mar das praias, provocando estragos. Em Tramandaí, lixeiras, contêineres de lixo, quiosques e até um trailer foram carregados pela fúria do mar, atingindo até mesmo a plataforma. Em toda a extensão do Litoral Norte, as guaritas dos salva-vidas foram tomadas pelo mar e a faixa de areia sumiu.
De acordo com a Metsul Meteorologia, em alto mar na costa gaúcha, a velocidade do vento é superior a 150 km/h, o que equivale a um furacão de categoria 1. Nos Estados Unidos (EUA), o efeito de ciclones dessa magnitude no mar é conhecido como “storm surge”, quando há danos e erosão costeira. Em Atlântida, a plataforma usada frequentemente por pescadores, foi evacuada.
Essa é considerada a pior ressaca dos últimos 20 anos. Algo que raramente é vista por quem mora no Litoral Norte. A fúria do mar é considerada como um violento “swell”, neste caso, as ondas são formadas dentro de zonas de geração, região onde ocorre a formação de tempestades, desenvolvendo grandes ondas ao chegarem na costa. O swell testará as estruturas das plataformas do Litoral Norte.
Vídeos enviados por internautas mostram os transtornos a cheia do Rio Tramandaí e a ressaca na beira da praia em Capão da Canoa. Assista: