Imagens gravadas por uma câmera acoplada ao uniforme de um guarda municipal mostram a dramática ação que salvou a vida do pequeno Pietro, de apenas 17 dias de vida, na última sexta-feira (25) em Imbé. O bebê havia se engasgado e parado de respirar, mas a técnica e a agilidade de agentes da segurança pública municipal garantiram que o menor fosse socorrido a tempo.
Dois guardas municipais estavam na prefeitura no momento em que receberam o pedido de socorro que havia chegado pelo Centro de Operações da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito. Imediatamente, eles iniciaram uma verdadeira corrida pela vida.
Primeiro, seguiram até a viatura, estacionada no pátio do Centro Administrativo Municipal. Depois, em alta velocidade, percorreram cerca de 600 metros até a pousada onde a mãe e o bebê estão hospedados. É possível ver que, ainda no local, um dos agentes inicia a manobra de Heimlich, técnica de primeiros socorros para tratar asfixia por obstrução das vias respiratórias superior, procedimento para o qual os agentes receberam preparação.
A criança é colocada dentro da viatura, que inicia o deslocamento até o Pronto Atendimento 24 Horas, onde uma equipe médica já aguardava para dar sequência ao socorro. Conforme os agentes, durante o trajeto o bebê chorava e parava. Ao longo do percurso, a manobra foi aplicada outras vezes.
As imagens mostram o momento em que a equipe de saúde inicia o atendimento ao bebê que, pouco tempo depois, começa a chorar e retoma a respiração. Após permanecer algumas horas em observação, a criança foi liberada para retornar para casa junto com a mãe, que agradeceu as equipes pelo atendimento.
Assista: