Os corredores da Delegacia de Polícia de São Gabriel, município da Região Central do Rio Grande do Sul, ganharam uma presença inusitada nas últimas semanas: é a “delegata” Thai, uma felina resgatada nas enchentes de maio e adotada pela equipe da Polícia Civil (PC) da cidade.
Com aproximadamente oito meses, a gata de pelos brancos e olhos claros circula livremente pelas dependências da delegacia. Integrada à rotina administrativa policial, ela recebeu até um “colete à prova de pulgas”, como foi carinhosamente apelidada a roupinha inspirada no uniforme da Polícia Civil gaúcha, feita sob medida para Thai, que ostenta o brasão do estado e o emblema da PC.
“Resgatamos ela em maio. Desde então, ela fica conosco. Fica todo tempo ali no setor de investigação. Agora já está saindo para as peças da delegacia, mas só ali dentro. E, aos finais de semana, a gente tem um revezamento de quem vai lá trocar água, dar comida e ficar um pouquinho com ela, para ela não ficar sozinha”, disse a escrivã de polícia Cintia Cassol, uma das responsáveis pela adoção, ao portal G1.
Cuidada e alimentada pelos próprios servidores da delegacia — que providenciaram também uma coleira para identificá-la caso se perca, Thai virou sucesso nas redes sociais. O perfil dela no Instagram, criado há pouco mais de um mês e também administrado pelos funcionários, já conta com quase 3 mil seguidores e centenas de interações.
Em uma das fotos publicadas no perfil, Thai aparece sobre um dos computadores da delegacia. “Devidamente uniformizada e pronta para começar a semana de investigações”, diz a legenda. “Não tem o bando dos bem-te-vis e cocotas aí em SG?”, indagou uma seguidora. “Não te estresse muito. Delegue os serviços com seus funcionários”, recomendou outra.
Apesar de ainda não se conhecerem pessoalmente, Paulinho já agraciou Thai com um presente: recentemente, ela recebeu um brinquedo entregue pela equipe de São Gabriel durante uma operação realizada em Bagé.
Veja imagens da “delegata” Thai: