A queda de um raio causou susto em moradores e motoristas que trafegavam na Avenida Ângelo Gabriel Boff Guasselli, em Osório, na tarde desta quinta-feira (07). O incidente aconteceu nas proximidades da rótula da via pública com a Avenida Getúlio Vargas.
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra muita fumaça após a queda do raio. “Acabou de cair um raio ali. Meu Deus do céu! Que loucura!”, disse o autor da imagem que foi gravada de dentro de um automóvel.
A equipe do Litoral na Rede conversou com a funcionária da Agropecuária Pai e Filho, Lidiana Pacheco, que confirmou o fato.
“Estava dentro da loja e levamos um susto. Deu um estouro. Vi fogo, fumaça e muita faísca nos cabos de energia elétrica. Não sabemos exatamente onde caiu o raio, se foi no poste, em uma árvore, não sabemos”, contou Lidiana, que ainda se recuperava do susto.
O portal Litoral na Rede contatou o Corpo de Bombeiros Militar de Osório. A corporação informou que não recebeu nenhum chamado referente à situação.
Saiba como se proteger de raios durante tempestades
Em casos de tempestades com raios, há algumas opções mais seguras para se evitar que pessoas sejam atingidas. Em praias, a recomendação do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), é evitar ficar dentro da água, não caminhar em áreas descampadas e não permanecer embaixo de guarda-sol, tenda nem quiosque.
O Elat orienta ainda que, durante tempestades, é importante buscar opções mais seguras de abrigo, como veículo não conversível, com portas e vidros fechados, evitando contato com a lataria. Em moradias ou prédios, deve-se manter distância das redes elétrica, telefônica e hidráulica, assim como de portas e janelas metálicas. Outra opção é procurar abrigos subterrâneos, tais como metrôs ou túneis.
Se não houver nenhum abrigo seguro por perto, a orientação é afastar-se de qualquer ponto mais alto e de objetos metálicos, manter os pés juntos, agachar-se até a tempestade passar e não ficar deitado.
Ao aviso de tempestade ou ao escutar trovões, a orientação é se abrigar imediatamente em uma edificação ou veículo, permanecendo longe de janelas, tomadas e materiais metálicos e evitando árvores ou coberturas metálicas frágeis. Além disso, a recomendação é desconectar aparelhos eletrônicos das tomadas e não utilizar aparelhos conectados às fiações telefônica e elétrica.
Outras dicas importantes são manter distância de objetos altos e isolados, como árvores, postes, antenas e caixas d’água; afastar-se de objetos metálicos grandes e expostos, como tratores, escadas, cercas de arame; não soltar pipas e não carregar objetos como canos e varas; e evitar dirigir e andar de bicicleta, motocicleta ou a cavalo.