
Durante visita à 33ª Festa Nacional do Peixe, em Tramandaí, na noite desse sábado (05), o presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, afirmou que a subsidiária da Petrobras seguirá investindo em projetos sociais, culturais e científicos no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Ele concedeu entrevista ao jornalista Ticiano Kessler na Central de Produção de Conteúdo do portal Litoral na Rede.
Na conversa, Bacci destacou a importância do patrocínio ao evento por parte da empresa que atua nas operações de importação e exportação de petróleo e derivados, gás e etanol. E revelou que, desde que assumiu a gestão da Transpetro, decidiu voltar a investir em cultura, lazer, esportes e responsabilidade social. Ao visitar o pavilhão gastronômico, o presidente não escondeu o entusiasmo.
“Já senti o cheirinho da tainha assada. Saindo daqui, vou lá comer uma”. Ele também comentou sobre o acolhimento que sempre recebe em Tramandaí. “É uma cidade muito acolhedora. Me acolhe bem todas as vezes que passo por aqui”, disse.
Projeto Botos da Barra
Bacci falou sobre o envolvimento da Transpetro com o projeto científico Botos da Barra. A iniciativa estuda e preserva a rara pesca cooperativa entre pescadores locais e golfinhos no estuário do rio Tramandaí. Ele revelou a emoção ao conhecer o projeto e também sobre o convênio firmado entre a estatal e o Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ceclimar/UFRGS), no fim do ano passado, que garantiu aporte de R$ 950 mil, até 2027, para ampliação da pesquisa sobre a pesca cooperativa, entre Tramandaí e Imbé, e para educação ambiental.
A iniciativa pretende salvaguardar a pesca cooperativa entre pescadores artesanais e os botos-de-Lahille, uma espécie de golfinho ameaçada de extinção. A interação entre os cetáceos e os seres humanos é rara no mundo.
“Eu fiquei absolutamente emocionado, porque você ver animais ajudando pescadores a fazer a sua pescaria, poder ter os seus peixes para poder vender, ter algum recurso para levar para casa, me emociona. E a gente então resolveu dar uma ajuda, evidentemente que não é ajuda que resolve o problema, mas a gente tem ajudado na medida do possível. E é um projeto que a gente quer manter apoiando por um longo prazo”, garantiu o presidente da estatal.

Empresa estatal que dá lucro e pensa nas pessoas
Ao encerrar a entrevista, o presidente fez questão de reforçar o papel estratégico da Transpetro na logística nacional, ao mesmo tempo em que destacou os resultados positivos da empresa. “É uma estatal que leva combustível para o Brasil inteiro, mas também pensa nas pessoas, pensa em responsabilidade social, cultura e esporte. E ainda dá lucro. Chega no fim do ano, a gente põe dinheiro na mão do acionista”, finalizou.
Veja a entrevista:
Cobertura Especial do Litoral na Rede na 33ª Festa Nacional do Peixe
Patrocínio
- Borelli Móveis
- BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul
- Frigorífico Borrússia
- Sicredi
- Enter Comunicação Visual
Apoio