Vídeo: Observatório divulga imagens da chuva de meteoros Eta Aquáridas no RS

Fenômeno que acontece anualmente teve pico nesta semana e segue durante o mês de maio

Compartilhe

Sobreposição de imagens de meteoros da chuva Eta Equáridas. Foto: Observatório Heller & Jung

A pico da chuva de meteoros Eta Aquáridas 2025 aconteceu nessa terça-feira (06) e ainda poderá ser visualizada ao longo do mês de maio. Nesta quarta-feira (07), o Observatório Heller & Jung divulgou imagens de diversos registros do fenômeno no céu do Rio Grande do Sul.

As câmeras instaladas em Taquara, no Vale do Paranhana, captaram dezenas de meteoros nos últimos dias. Em um vídeo, o observatório mostra a sobreposição das imagens registradas nesse período. Assista:

Fenômeno anual

A chuva de meteoros Eta Aquáridas é um fenômeno astronômico anual que ocorre quando a Terra atravessa a trilha de detritos deixada pelo cometa Halley. “Esses fragmentos, ao entrarem na atmosfera terrestre a cerca de 65 km/s, queimam e produzem os meteoros visíveis no céu”, explica Carlos Fernando Jung, diretor do Observatório Heller & Jung.

Em 2025, a Eta Aquáridas está ativa entre 19 de abril e 28 de maio, com o pico de atividade ocorrendo na madrugada de 6 de maio. Durante o auge, é possível observar até 60 meteoros por hora em regiões do Hemisfério Sul, como o Brasil.

Compartilhe

Postagens Relacionadas