Embarcados em caiaques, voluntários encontraram vários pneus no fundo da Lagoa do Armazém em Tramandaí. O mutirão de limpeza reuniu dezenas de pessoas na manhã deste sábado (09) na área do Centro Municipal da Eventos. Em menos de duas horas, elas recolheram 237 quilos de lixo.
Enquanto parte do grupo seguia pela água, outra atuava nas margens da lagoa. A mobilização, um alerta sobre a necessidade de preservação do meio ambiente, contou com a participação espontânea de crianças, jovens, adultos e idosos.
“Encontrei um pneu, encontrei bastante plástico, sacolas, chinelo. Tudo isso eu encontrei lá”, contou Mara Ávila Leão, aos desembarcar de um dos caiaques com sacos cheios de resíduos recolhidos na lagoa.
Para muitos participantes foi o primeiro passeio com caiaques. A instrutora pedagógica Jayne Savedra disse que gostou muito, especialmente por ter conhecido a modalidade em um evento para estimular a conscientização.
“Foi minha primeira experiência também no caiaque. Achei muito legal juntar essa questão de ter a primeira experiência com a parte ambiental”, afirmou.
O mutirão faz parte da Semana Conexão Natureza, promovida pelo Sesc Tramandaí, pela prefeitura e pela Agência de Desenvolvimento do Litoral Norte.
“A gente quer chamar a atenção de vocês, da população, para que a gente cuide das nossas lagoas, dos nossos rios, da nossa praia, da nossa cidade, do nosso meio ambiente”, afirmou a diretora do Sesc Tramandaí, Eliza Guedes.
No fim de semana passado, a mobilização ocorreu na beira da praia de Tramandaí. Na faixa de areia, foram recolhidos 132 quilos de resíduos.
O presidente da Agência de Desenvolvimento do Litoral Norte, Marcelo Marques, destacou que, nos primeiros anos, o evento esteve mais voltado para o turismo, com ênfase na Rota Triângulo das Águas, mas que ficou evidente a necessidade de ampliar o foco na preservação.
“Nesse ano a gente teve esse lado ambiental, principalmente por causa dessa questão do saneamento, que está muito em alta, e temos essa preocupação do que pode acontecer com as nossas lagoas, com o nosso rio, em relação a esse efluente que será despejado ali no rio Tramandaí”, disse Marques, ao lembrar sobre a obra que pretende direcionar o resíduo do esgoto tratado na estação de Xangri-Lá na Bacia Hidrográfica.
Nos últimos meses, as cidades de Tramandaí e Imbé têm promovido manifestações e ação judiciais na tentativa de parar a obra da Corsan Aegea. O secretário municipal de Turismo de Tramandaí, Anderson Jesus André, também destacou a importância das Semana Conexão Natureza.
“Exatamente no momento que estamos vivendo essa discussão do despejo, do efluente em Tramandaí, nada mais justo e mais simbólico do que nós desenvolvermos essas ações”, avaliou.
A Marinha do Brasil acompanhou o mutirão. Os militares da Agência da Capitania dos Portos prestaram apoio devido à realização de atividades náuticas. Eles atuaram por terra e também com uma moto aquática.
Assista a reportagem em vídeo:
Veja outras imagens da ação: