
Um meteoro de alta magnitude, chamado de fireball, cruzou o céu do Litoral Norte do Rio Grande do Sul na noite dessa sexta-feira (05). A queda ocorreu na altura do município de Cidreira, conforme o Observatório Espacial Heller & Jung, que registrou o fenômeno.
As imagens foram captadas por câmeras instaladas em Taquara, no Vale do Paranhana. Segundo o diretor do observatório, Carlos Fernando Jung, o meteoro foi registrado às 18h45.
O corpo celeste teve uma magnitude (brilho) de -4,96. Para efeito de comparação, a magnitude da Lua cheia é de -12. O fenômeno teve duração de 3,21 segundos.
O ingresso do detrito espacial na atmosfera ocorreu a uma altitude de 100 km. “Após análise, foi verificado que se trata de um fragmento de um corpo ainda desconhecido”, informou Jung.
Veja o vídeo
Meteoro
Os meteoros são fenômenos luminosos ocasionados pela entrada de fragmentos de um corpo celeste na atmosfera. O atrito do material sólido em alta velocidade com os gases da atmosfera faz com que ele se torne incandescente e deixe um rastro luminoso no céu.
A maioria dos meteoros se desintegra antes de chegar à superfície da Terra. Aqueles que conseguem chegar ao solo são chamados de meteoritos.