
Os elevados volumes de chuva dos últimos dias provocam enchentes em várias cidades do Rio Grande do Sul. A situação mais crítica, nesta terça (05), é do Vale do Taquari. Em cidades dessa região, há muitas famílias isoladas e que precisaram se abrigar nos telhados das residências devido a rápida elevação do nível do Rio Taquari entre a noite e a madrugada.
Durante a madrugada, o resgate era realizado com embarcações do Corpo de Bombeiros Militar e do Comando Ambiental da Brigada Militar. Pela manhã, o reforço aéreo chegou à região.
Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal em um helicóptero atua nos municípios de Roca Sales, Muçum e Encantado. Nestas áreas existe uma série de pessoas que estão abrigadas nos telhados das casas para se proteger da enchente. O Batalhão de Aviação de Aviação da Brigada Militar também está mobilizado
Em Roca Sales, os policiais rodoviários resgataram um bebê e uma mulher que estavam sobre uma residência. Em Arroio do Meio, os policiais militares resgataram uma família. Veja o vídeo.
Mais de 50 gaúchas com prejuízos e quatro mortes
A Defesa Civil do RS informou, na manhã desta terça-feira (05), que 54 municípios reportaram ocorrências e danos causados por tempestades, queda de granizo, fortes ventos e grandes volumes de chuva, com transtornos associados como enxurradas e inundações. Quatro mortes foram confirmadas.

Na última madrugada, um dos municípios mais afetados foi Muçum, onde as forças de resposta do Corpo de Bombeiros Militar e da Brigada Militar atuaram no resgate às pessoas ilhadas pela água que subiu rapidamente. Os bombeiros empregaram sete embarcações, enquanto o Comando Ambiental da BM utilizou outras três no salvamento das pessoas, realizado ao longo de toda a madrugada.
A Defesa Civil estadual também articulou junto ao Exército Brasileiro o apoio de outras três embarcações, que devem chegar à cidade por volta do meio dia de hoje.