
Um gato selvagem, da espécie gato-do-mato-pequeno (Leopardus guttulus) entrou em uma igreja de Imbé e mobilizou a equipe do Centro de Estudos Costeiros Limnológicos e Marinhos (Ceclimar / UFRGS). O resgate foi realizado nesta quinta-feira (23).
O médico veterinário Derek Blaese contou ao portal Litoral na Rede que integrantes da igreja Assembleia de Deus, localizada na Avenida Florianópolis, pediram ajuda ao Ceclimar devido à presença de um animal silvestre no prédio da instituição religiosa.
Inicialmente, pensaram tratar-se de um gambá, já que o animal estava escondido embaixo de uma escada. Apenas depois, se confirmou ser um felino.
“Eles informaram que o animal estava desde domingo. Chegando no local, a gente identificou que era um gato-do-mato-pequeno. O acesso era muito difícil, ele estava embaixo de uma escada de cimento”, disse Derek.
Segundo o especialista em animais silvestres, eles espantaram o gato desse espaço de difícil acesso para poder resgatá-lo. Utilizando luvas de proteção, rede de captura e um pano, Derek a equipe conseguiram segurar o gato-do-mato-pequeno.
“Trouxemos para o Ceclimar para fazer a avaliação clínica. O animal estava com um escore corporal bom, era um macho. Clinicamente ele estava bem e não tinha nenhuma lesão, por isso procedemos com a soltura imediata no final da tarde após os exames de rotina, alimentação e hidratação”, detalhou o médico veterinário.
Assista ao vídeo
Veja outras imagens












