
O vice-governador e governador em exercício do RS, Gabriel Souza, visitou neste domingo (06), a Festa Nacional do Peixe. Além de circular pelos pavilhões do Centro de Eventos de Tramandaí, o político comeu a tradicional tainha assada na brasa e concedeu entrevistas. Ao portal Litoral na Rede falou sobre a festa e os investimentos do governo gaúcho no Litoral Norte, especialmente nas cidades de Tramandaí e Imbé.
“É, no momento, a maior festa acontecendo no estado, um dos maiores eventos gastronômicos do Brasil e o maior evento gastronômico do Rio Grande do Sul. Um prato típico aqui da nossa região, do nosso município, que é a tainha, que só os tramandaienses sabem fazer do jeito que ela deve ser feita, de fato”, disse Gabriel.
Quando era deputado estadual, o político foi autor da lei que incluiu a Festa Nacional do Peixe no calendário oficial de eventos do Estado. Na entrevista ao jornalista Ticiano Kessler, o vice-governador destacou o aporte de recursos estaduais para obras de infraestrutura na cidade de Tramandaí e outras em planejamento. Falou ainda sobre a expectativa de que a obra da nova ponte sobre o Rio Tramandaí, ligado a cidade vizinha de Imbé, comece em 2026.
Gabriel Souza citou as recuperações da Avenida Fernandes Bastos e da Avenida Perimetral, já concluídas, e a duplicação da Avenida João de Magalhães, trecho da ERS-786 na área urbana de Tramandaí, que está em andamento. Nessas três obras, o investimento é superior R$ 20 milhões.
“Vai ser um salto de desenvolvimento ali para a Zona Sul, para os bairros ali que são lindeiros, vai organizar o trânsito, valorizar os imóveis, vai duplicar. Nós vamos duplicar, vai ter iluminação pública, vai ter macro e microdrenagem, vai ter parada de transporte coletivo, travessia de pedestres, rotatórias”, reiterou.
Elevada no entroncamento
Sobre o entroncamento da ERS-786 (Avenida João de Magalhães) com a ERS-030, o vice-governador afirmou que será feita, inicialmente, uma rotatória. Ele projeta, no entanto, uma nova intervenção posterior no local. “Vamos organizar com uma rotatória em um primeiro momento. E tenho compromisso de fazer o projeto para futuramente fazer a obra da elevada”, afirmou.
Ponte sobre o Rio Tramandaí
Gabriel Souza disse ainda que tem expectativa de que a construção da nova ponte sobre o Rio Tramandaí, ligando Tramandaí e Imbé, comece a ser construída em 2026. O governo do Estado repassou recurso para a Prefeitura de Imbé realizar a obra, que ainda depende de licenciamento ambiental.
“Não conseguimos até agora licitar a obra pela questão ambiental, discussão ambiental sobre se o boto vai se incomodar com a ponte. Ali naquele lugar tinha uma ponte antes com um monte de pilastra no rio e o boto não se incomodava”, defendeu ao salientar que houve alteração no projeto para que a ponte não tenha pilastras.
Assista a entrevista:
Cobertura Especial do Litoral na Rede na 33ª Festa Nacional do Peixe
Patrocínio
- Borelli Móveis
- BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul
- Frigorífico Borrússia
- Sicredi
- Enter Comunicação Visual
Apoio