A visita de um elefante-marinho à praia de Tramandaí chamou a atenção nesta semana. Mas afinal, o que motiva as paradas do mamífero no Litoral Norte gaúcho? Pesquisadores do Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (Ceclimar/UFRGS) afirmam que o bicho está saindo do mar devido ao período de troca de pelagem.
O biólogo Maurício Tavares, do projeto Fauna Marinha RS, ligado ao Ceclimar, disse ao Litoral na Rede que está monitorando a presença do elefante-marinho na região. Segundo ele, os primeiros relatos recebidos vieram de guarda-vidas, que atuam em Imbé. Depois, na quinta-feira ele apareceu em Tramandaí.
Em um vídeo [veja abaixo], gravado do local onde o animal estava, na faixa de areia, o pesquisador explicou e fez um alerta a moradores e visitantes. “É um mamífero marinho migratório, que vem do sul do continente sul-americano. Ele está fazendo a troca da pelagem aqui no nosso litoral, um comportamento bastante comum para essa espécie e já aconteceu esse ano lá em Rio Grande [no Litoral Sul]. Esse aqui é um outro animal. Esse aqui é mais jovem”, informou.
Veja o vídeo com orientação e alerta do Ceclimar
Siga o Litoral na Rede no Instagram: @litoralnarede
Tavares também fez orientações e um pedido: ele não precisa ser alimentado e não deve se forçar ele a retornar para a água. Ele precisa ficar em terra para poder completar essa troca da pelagem. Quem encontrar esse animal, observa ele a distância, não tenta alimentar e nem colocar ele de volta à água. A gente conta com a colaboração de todo mundo para que o animal possa completar esse ciclo de troca da pelagem aqui no Litoral Norte e seguir rumo ao sul do continente nas suas colônias reprodutivas”, solicitou.
O nome científico da espécie é Mirounga leonina, conhecida como elefante-marinho-do-sul. Ocorre ocasionalmente no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. A frequência é muito menor, por exemplo, que a dos lobos-marinhos, que são mais vistos descansando nas praias da região, especialmente no inverno.
Relembre: Vídeo: elefante-marinho descansa na beira da praia e vira atração em Tramandaí