Uma baleia morta encalhou, na tarde deste sábado (08), na Praia da Cal, em Torres. O mamífero aquático “De Bryde” tem pouco mais de 10 metros de comprimento e é um fêmea. O encalhe ocorreu por volta das 14h. Pouco depois o Batalhão Ambiental da Brigada Militar foi acionado.
Os policiais acionaram pesquisadores e a Prefeitura de Torres para fazer a análise e remoção do mamífero marinho. O biólogo, professor da Uergs e integrante do Grupo de Estudos de Mamíferos Marinhos do Rio Grande do Sul (Gemars), Paulo Ott, esteve no local e analisou a baleia de bryde.
Segundo Ott, a espécie não é migratória, como as jubartes e francas, ou seja, se alimenta e se reproduz no Litoral Brasileiro. “A maior incidência na costa do Rio Grande do Sul é entre dezembro e março”, explicou ao Litoral na Rede.
De acordo com o pesquisador, a baleia não apresentava sinais de ferimentos e não foi possível identificar a causa da morte. “Ela deve ter morrido em alto mar e foi trazida pela forte ressaca”, acredita o especialista.
Ott informou ainda que uma fêmea desta espécie pode atingir 15 metros de comprimento e que a baleia encontrada morta já era uma animal adulto. Após a análise dos pesquisadores, o mamífero marinho foi enterrado por uma equipe da Prefeitura de Torres.
Veja o vídeo