Vendas no Natal podem crescer até 10% e movimentar cerca de R$ 6 bilhões no comércio do RS

Projeção otimista da FCDL-RS é apoiada por melhora dos indicadores econômicos do país e do RS

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Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil / Arquivo

As vendas do comércio gaúcho no Natal 2023 devem aumentar entre 9% e 10% na comparação com o mesmo período de 2022. A expectativa da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul – FCDL-RS é de que a data deve movimentar algo em torno de R$ 6 bilhões, registrando o maior crescimento desde 2019, portanto antes da pandemia.

Principal data comemorativa do comércio, o Natal representa uma grande oportunidade para os lojistas impulsionarem a comercialização de produtos. Contribuem para essa perspectiva positiva fatores como o pagamento do 13º salário para funcionários públicos e de empresas privadas, a redução da taxa SELIC, que viabiliza crédito mais barato, a queda dos índices inflacionários e o crescimento do mercado formal de trabalho.

“Mais pessoas empregadas viabilizam maior geração de renda e ampliação do poder de consumo. A redução das taxas de juros também favorece muitos segmentos do comércio, bem como o recuo da taxa de câmbio, uma vez que muitos produtos ofertados pelos lojistas na data são dolarizados e a nossa moeda estando mais fortalecida em relação ao dólar ajuda a reduzir preços. Produtos como aparelhos de TV, computadores e smartphones estão com preços bastante competitivos na comparação com o Natal de 2022”, avalia o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.

O dirigente salienta, ainda, que o ticket médio na compra dos presentes neste Natal será significativo, ficando em R$ 265,00. Os artigos mais procurados devem ser aqueles que tradicionalmente os consumidores buscam, como roupas, calçados, acessórios, produtos de beleza e perfumaria para os adultos e brinquedos para as crianças. Hiper e supermercados também terão bom movimento, em função das celebrações familiares tanto no Natal quanto no Reveillon. O detalhe é que a maior movimentação nas lojas deve ocorrer na semana que antecede o Natal, especialmente nos dias 21, 22, 23 e 24 de dezembro.

“O cenário econômico atual, que poderia ser ainda melhor, nos permite acreditar em um Natal de vendas muito expressivas. Há uma parcela significativa da população que ampliou seu poder de consumo e está ávida em poder comprar artigos que até pouco tempo atrás eram apenas um sonho”, enfatiza Vitor Augusto Koch.

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