O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiram alertas meteorológicos para todo o Estado, com tempo severo entre esta terça-feira (16) e a quinta-feira (18). O Litoral Norte deve ser afetado por chuvas intensas e volumosas e vento forte, com risco de tempestades.
A mudança no tempo na região deve acontecer a partir da noite desta terça e madrugada de quarta. O Inmet colocou todo o RS em alerta vermelho de “grande perigo”. O primeiro aviso meteorológico entrou em vigor às 11h e vale até o fim da noite.
O alerta aponta que as “condições meteorológicas estarão favoráveis a ocorrência de tempestades com chuvas de intensidade moderada a forte, superior a 60mm/h ou acima de 100mm/dia; com trovoadas, possibilidade de queda de granizo, rajadas de vento entre (60km/h e 100km/h) em áreas isoladas da Campanha, Serra do Sudeste, Encosta do Sudeste e Litoral Sul do Rio Grande do Sul”.
O mesmo alerta indica ainda que a partir da tarde de terça até a manhã de quarta, “as mesmas condições meteorológicas se aplicam para as demais áreas do Rio Grande do Sul, e parte do Oeste, Meio Oeste e Sul de Santa Catarina”.
Em um segundo aviso, referente ao período entre 10h de quarta e 10h de quinta-feira (18), o Inmet indica risco de “tempestades com chuvas entre 50mm/dia e 100mm/dia, com trovoadas, possibilidade de queda de granizo, rajadas de vento entre 60km/h e 90km/h em áreas isoladas do Rio Grande do Sul, exceto o Extremo Sul; e de áreas isoladas de Santa Catarina”.
O meteorologista Daniel Caetano, que elabora a previsão do tempo para o Litoral na Rede, alerta que “as chuvas virão com tempestades, que devem ser fortes, no Litoral Norte”. Segundo ele, as rajadas serão superiores a 70 km/h e o volume de chuva pode ultrapassar 80 milímetros em alguns pontos, especialmente nas cidades mais ao sul da região.
O governador Eduardo Leite e o chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil do RS, coronel Luciano Boeira, reiteraram o risco de tempo severo em um vídeo compartilhado nas redes sociais. “Esse sistema, ele traz como consequência tempestades intensas. Nós teremos muita chuva, rajadas de vento e, eventualmente, granizo em boa parte do nosso Estado”, apontou o coronel Boeira.
Eles informaram ainda que a Defesa Civil tem atenção especial a duas regiões, o Vale do Rio Caí e o Litoral Norte. O nosso olhar, diante desses eventos, está focado na Bacia do Rio Caí, que nós podemos ter cota de inundação nesta bacia, e no Litoral Norte, especialmente na região de Caraá, Maquiné, Itati”, detalhou o chefe da Casa Militar.
Vídeo com o alerta da Defesa Civil
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Governo do Rio Grande do Sul (@governo_rs)