Veja o que dizem as operadoras de telefonia sobre a implantação do 5G no Litoral Norte do RS

O Litoral na Rede consultou a Claro, a Tim e a Vivo sobre quando a nova tecnologia será disponibilizada na região

Compartilhe

Prestadoras que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz poderão solicitar à Anatel o licenciamento e a ativação de estações de 5G. Foto: divulgação Anatel

A partir de agosto as operadoras de telefonia móvel poderão instalar a tecnologia 5G em cinco cidades do Litoral Norte do Rio Grande do Sul. O uso da faixa 3,5 GHz para a quinta geração de internet móvel foi autorizada, nesta semana, pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Mas afinal, quando essa conexão mais rápida para os smartphones deve de fato ser oferecida na região?

Como pontua a própria Anatel, o funcionamento do 5G depende das operadoras. A partir de segunda-feira (31), as empresas poderão solicitar o licenciamento e ativação do 5G em Capão da Canoa, Tramandaí, Imbé, Osório e Torres.

A reportagem do portal Litoral na Rede entrou em contato com as três operadoras de telefonia móvel que adquiriram os lotes para operar o 5G. Questionamos Claro, Tim e Vivo sobre a previsão de implantação do serviço nessas cinco cidades da região.

Nenhuma das empresas estabeleceu um prazo ou previsão para ativar o 5G nos cinco municípios. A assessoria de imprensa da Tim respondeu que ainda não tem informações sobre a implementação nessas cidades.

Em nota ao Litoral na Rede, a Claro informou que implementou o 5G em Porto Alegre e Caxias do Sul e que “segue trabalhando na expansão para outras regiões do Estado”. A empresa também não tem previsão para a nova tecnologia na região.

A Claro diz ainda que “as ativações seguem as determinações da Anatel e autoridades responsáveis e são realizadas de acordo com um planejamento estratégico, que leva em consideração o cenário mais adequado para a região e a possibilidade de ofertar a melhor experiência possível aos clientes”.

Já a Vivo, também em nota, informa que no Rio Grande do Sul, está presente com o 5G em Porto Alegre, Canoas, Viamão, Caxias do Sul, Pelotas e Alvorada. A companhia não informa previsão para as cidades do Litoral Norte.

“A expansão da rede 5G para outras regiões é gradual e evolui de acordo com capacidades técnicas, demanda e autorizações para instalações de antenas”, esclarece nota enviada ao Litoral na Rede.

Veja as notas das operadoras sobre o 5G no Litoral Norte

Vivo

“A Vivo já soma 112 municípios em todo o País, cobrindo 40% da população urbana, conforme aponta o Teleco. O 5G da companhia está disponível em todas as capitais e cidades acima de 500 mil habitantes e segue em rápida ampliação para os municípios acima de 200 mil habitantes. No Rio Grande do Sul, está presente em Porto Alegre, Canoas, Viamão, Caxias do Sul, Pelotas e Alvorada. A expansão da rede 5G para outras regiões é gradual e evolui de acordo com capacidades técnicas, demanda e autorizações para instalações de antenas. Atualmente, cerca de 22% da base de clientes pós-pago da Vivo possui aparelhos compatíveis com a nova rede. Além disso, 74% dos smartphones vendidos pela empresa já funcionam na quinta geração, desde os modelos de entrada até a linha premium Para acessar o 5G, é preciso possuir um aparelho compatível e estar dentro da área de cobertura, sem tarifação extra pelo acesso. Na prática, os usuários têm uma melhor experiência na utilização e consumo de conteúdo multimídia, como realidade virtual ou alta resolução para jogos online.”

Claro

“A Claro implementou o 5G+ em Porto Alegre e também está presente em Caxias do Sul e segue trabalhando na expansão para outras regiões do Estado. As ativações seguem as determinações da Anatel e autoridades responsáveis e são realizadas de acordo com um planejamento estratégico, que leva em consideração o cenário mais adequado para a região e a possibilidade de ofertar a melhor experiência possível aos clientes. A Claro destaca a importância do Estado gaúcho e, tão logo tenha novidades, a comunidade e a imprensa local serão informadas.”

Compartilhe

Postagens Relacionadas