
A segunda “Superlua” de agosto garantiu lindas imagens captadas por fotógrafos profissionais e amadores no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. O perigeu do satélite, ponto de órbita de máxima aproximação da Terra, aconteceu no fim da noite dessa quarta-feira (30), mas o fenômeno garantiu imagens desde o fim da tarde até o amanhecer dessa quinta-feira (31).
Em alguns momentos e pontos da região, a neblina dificultou a visualização da “Superlua”, mas em boa parte do tempo, ela pode ser apreciada. O Litoral na Rede reuniu fotos do fenômeno feitas em três cidades: Tramandaí, Capão da Canoa e Torres. (Veja abaixo)
O termo Azul não se refere a cor. É chamada de “Lua Azul” por ser a segunda lua cheia do mês. A primeira foi no dia 1º de agosto. Já definição de “Superlua” é por ela estar mais perto da Terra.
Tramandaí

A professora Márcia Bueno Cabañero registrou a superlua a partir do prédio onde reside na beira-mar de Tramandaí.
Torres
O fotógrafo Ederson Teixeira fez fotos do fenômeno juntos aos molhes de Torres.

Capão da Canoa
Os registros da fotógrafa Regina Cardoso foram feitos no nascer da lua próximo à imagem de Iemanjá, na beira-mar de Capão da Canoa.

Capão Novo
E as moradoras Mary Michele e Marília, de Capão Novo, distrito de Capão da Canoa, registraram e foram admirar a superlua na beira-mar, por volta das 18 horas.
