
A construção da nova ponte que substituirá a derrubada pela enchente de 2024, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, segue avançando. Nesta quarta-feira (27), o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) informou que 80% da obra da travessia sobre o Rio Três Forquilhas, no quilômetro 9 da ERS-417, entre Itati e Três Forquilhas, já foram concluídos.
A nova ponte terá 88 metros de extensão e investimento de R$ 8,2 milhões provenientes do governo do Estado. Deste valor, cerca de R$ 6 milhões já foram aplicados na execução da obra.
A Secretaria de Logística e Transportes destaca que a nova ponte integra a lista de obras prioritárias do Plano Rio Grande, programa do Governo do Estado voltado à reconstrução, adaptação e resiliência climática no Rio Grande do Sul.
A travessia é a principal ligação entre Itati e Três Forquilhas. Desde a queda da antiga ponte, é necessário utilizar uma pequena ponte no interior ou seguir até a BR-101 para se deslocar entre os municípios, o que aumenta o trajeto e o tempo de viagem.


A ordem de início da construção foi assinada em novembro de 2024, com previsão de conclusão em 15 meses.
“A nova ponte de Itati é mais uma obra essencial elencada como prioritária pelo Governo, tendo em vista a sua relevância para a economia e desenvolvimento da região. Muito em breve, o principal ponto de ligação entre os municípios de Itati e Três Forquilhas será entregue àquela comunidade”, afirmou o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella.
A entrega está prevista para 2026. O diretor-geral do Daer, Luciano Faustino, destacou a robustez da obra:
“Não estamos medindo esforços para entregar ao Litoral Norte não só mais uma ponte, mas uma travessia robusta e resiliente. Não é somente refazer o que foi destruído, nosso compromisso é entregar qualidade para que a comunidade utilize a ponte com dignidade e segurança”, ressaltou Faustino.










