Um contrato que simboliza a autorização da União para a construção do Porto Meridional, em Arroio do Sal, foi assinado nesta sexta-feira (18). A cerimônia ocorreu na sede da Federação da Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), em Porto Alegre.
Os ministros de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, participaram da solenidade. Costa Filho apontou que a construção prevê um investimento de quase R$ 1,3 bilhão e deve gerar 2 mil empregos diretos e outros 5 mil indiretos.
” A obra transformará a matriz econômica do Rio Grande do Sul, alinhada à política de desenvolvimento econômico do governo Lula. As oportunidades de trabalho abrangem diversos setores, desde a construção civil até funções administrativas e de suporte”, disse.
“O Porto Meridional é fundamental, não só para o PIB do Rio do Grande Sul, localizado na região da Serra, mas muitas empresas que exportam e que hoje têm alto custo de logística, vão ganhar competitividade. Isso significa gerar empregos. Isso significa atrair mais investimentos”, declarou o ministro Paulo Pimenta.
A DTA Engenharia, empresa responsável pelo projeto, informa que também finaliza o processo de licenciamento ambiental, com a última campanha de levantamento de campo. “A previsão é concluir o estudo até o final desse ano”, projeta a companhia.
A empresa destaca que o investimento total no Porto Meridional é de aproximadamente R$ 6 bilhões. O empreendimento terá 10 berços para atracação de grandes navios, sendo oito para contêineres, granéis sólidos, granéis líquidos e gás; e dois para transatlânticos. A capacidade de movimentação será de 53 milhões de toneladas por ano.
Outras autoridades como o vice-governador Gabriel Souza, o senador Luiz Carlos Heinze, os deputados federais Alceu Moreira e Pompeo de Mattos e o deputado estadual Luciano Silveira participaram da solenidade, assim como prefeito de Arroio do Sal, Affonso Flávio Angst, o Bolão.
“Estou muito feliz em poder participar deste momento junto com várias pessoas especiais, um momento que a gente já vinha esperando há um bom tempo, com a gestão do nosso município trabalhamos para que pudéssemos chegar neste momento, quem ganha é principalmente o povo de Arroio do Sal”, enfatizou o prefeito que encerra em dezembro seu segundo mandato.