Em quase todas as praias, há voluntários que auxiliam o trabalho de monitoramento da orla realizado pela equipe do CECLIMAR. Alguns são frequentes colaboradores, como o comerciante e estudante de psicologia, Logan Backes, morador do Balneário Quintão, em Palmares do Sul. Apaixonado pelo mar e pela natureza, sempre que pode, ele percorre um trecho de mais de dez quilômetros entre o centro do balneário e o farol, e se tornou um dos importantes aliados dos pesquisadores na defesa da fauna.
Nas andanças pela areia, Logan já encontrou lobos e leões marinhos, golfinhos, pinguins e até uma baleia jubarte. Ele sempre envia as imagens aos profissionais do CECLIMAR. “É bom cuidar das nossas praias, das nossas dunas e dos nossos animais também. Eles vêm se abrigar pra cá porque normalmente cansam nas suas viagens, vem para a praia para descansar, procurar um abrigo e a gente tem que cuidar, ligar e avisar o CECLIMAR”, explicou o estudante, que já perdeu a conta das vezes que encaminhou fotos e vídeos aos biólogos e veterinários.
Como admirador da natureza, o morador de Quintão criou um arquivo pessoal de imagens feitas à beira mar. O espetáculo dos pássaros na areia ou voando sobre o mar garantiram cliques espetaculares. A equipe do Litoral na Rede encontrou Logan na praia e registrou tudo em vídeo.