
Três homens pediram uma tele-entrega de lanches e pagaram o pedido com dinheiro falso em Cidreira. O caso aconteceu na tarde deste sábado (12) no Centro da cidade e a Brigada Militar atendeu a ocorrência.
Os responsáveis por um restaurante localizado na Avenida Mostardeiro comunicaram a situação aos policiais militares, que estiveram no estabelecimento. Relataram que o motoboy levou três lanches a três homens que aguardavam o pedido na via pública na Avenida Osvaldo Aranha.
O trio deu uma nota de R$ 100,00 para pagar a encomenda de R$ 95,00. O entregador não percebeu que se tratava de cédula falsa, mas a fraude acabou sendo identificada pela equipe do restaurante.
Os homens que pagaram com a cédula falsa não foram encontrados. O caso foi registrado na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Tramandaí para posterior investigação pela Polícia Civil.
Crime
A falsificação de dinheiro é crime previsto pelo artigo 289 do Código Penal, com pena prevista de 3 a 12 anos de prisão. Quem tentar colocar uma cédula falsa em circulação depois de tomar conhecimento de sua falsidade, mesmo que a tenha recebido de boa fé, pode ser condenado a uma pena de 6 meses a 2 anos de detenção.
Veja orientações do Banco Central de como proceder no caso de receber uma cédula suspeita
De um terminal de auto-atendimento ou caixa eletrônico:
Dentro de uma agência bancária e durante o expediente – encaminhar-se ao gerente da agência para pedir providências de pronta substituição. Se não obtiver solução satisfatória com o gerente do banco, o cidadão pode procurar uma delegacia policial mais próxima para registrar uma possível ocorrência.
Fora de uma agência ou do horário do expediente bancário – na primeira oportunidade, dirigir-se ao gerente de sua agência bancária para pedir providências de pronta substituição. Se não obtiver solução satisfatória com o gerente do banco, o cidadão pode procurar uma delegacia policial mais próxima para registrar uma possível ocorrência.
Numa transação do dia a dia:
Se você desconfiar da autenticidade de uma nota após observar os elementos de segurança ou comparar com outra cédula legítima, você pode recusá-la. É importante sempre recomendar ao dono do exemplar suspeito que procure uma agência bancária para encaminhamento da nota para ser analisada pelo Banco Central.