A Defesa Civil do Rio Grande do Sul informou que vai realizar no dia 30 de novembro, o segundo teste com a utilização da tecnologia cell broadcast, que encaminha alertas para celulares em áreas de risco. O órgão vai disparar as mensagens para 36 municípios gaúchos, três são do Litoral Norte: Itati, Maquiné e Três Forquilhas.
A nova tecnologia, criada em parceria da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e das quatro grandes operadoras de telefonia, utiliza a rede de telefonia celular para emitir os alertas, com aviso sonoro e vibratório, sobressaindo-se a qualquer outro conteúdo em uso na tela do usuário, para uma determinada região que esteja incluída na área de risco.
Com o novo sistema, os residentes em áreas de risco e visitantes (inclusive estrangeiros) que estejam passando pelo local vão receber as mensagens, sem a necessidade de cadastro prévio, e mesmo que os celulares estejam configurados em modo silencioso. A ferramenta estará pronta para operar nos 497 municípios gaúchos a partir do dia 4 de dezembro.
O primeiro teste, realizado em agosto, contou com a participação de dois municípios: Muçum e Roca Sales, ambos localizados no Vale do Taquari.
Além de Itati, Maquiné e Três Forquilhas, participarão da segunda atividade outras 33 cidades: Eldorado do Sul, Igrejinha, Montenegro, Nova Hartz, Novo Hamburgo, Pântano Grande, Parobé, Rolante, São Jerônimo, Três Coroas, Cachoeira do Sul, Santa Maria, Capão do Leão, Pedro Osório, Pelotas, São Lourenço do Sul, Porto Mauá, Porto Xavier, Alegrete, Dom Pedrito, Itaqui, Quaraí, Rosário do Sul, Uruguaiana, Barra da Guarita, Iraí, Cruzeiro do Sul, Encantado, Estrela, Muçum, Caxias do Sul, São Sebastião do Caí e São Vendelino.
Conforme a Defesa Civil, além de monitorar o funcionamento da ferramenta, o teste busca, também, ambientar a população para esse novo formato de alertas, conhecido como cell broadcast. O sistema será utilizado por estados da região sul e do sudeste.
A ferramenta irá ser agregada às outras formas de envio de alertas já utilizadas: mensagens SMS, redes sociais, site oficial e os comunicados enviados diretamente às prefeituras e aos coordenadores municipais de Proteção e Defesa Civil.
“É importante que a população participe dos exercícios e compreenda que o alerta cell broadcast será utilizado somente em casos de eventos extremos, sendo um recurso que se agrega aos demais alertas já existentes, em especial àqueles enviados por SMS”, destacou o coronel Luciano Chaves Boeira, coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil do RS.