
Um projeto que prevê uma ligação ferroviária entre a Serra e o Litoral Norte do Rio Grande do Sul foi apresentado, nesta semana, em Arroio do Sal. A ideia é estabelecer uma linha ligando São Francisco de Paula e Arroio do Sal, com possibilidade de transportar tanto cargas quanto passageiros.
O CEO do Trem Regional da Serra Gaúcha, Arnildo Schildt, e os empresários Marco Antônio, Tarsi Pires e Marcelo Costa, se reuniram com o prefeito Luciano Pinto e secretário municipais nessa quinta-feira (24).
A proposta é que a ferrovia chegue até o local onde deve ser construído, a partir de 2026, o Porto Meridional. De acordo com os idealizadores, no caso do transporte de passageiros, o custo da passagem é estimado em aproximadamente R$ 25 por trajeto.
“Esta é a primeira vez que falamos oficialmente da proposta com o município. Mas o projeto-base prevê uma das linhas ligando São Francisco de Paula a Arroio do Sal em uma modelagem chamada Hyperloop, que também permitirá o transporte de passageiros com uma tecnologia utilizada em poucos países, além de uma paisagem privilegiada da serra”, explicou o CEO Arnildo Schildt.
Os empresários também informaram que planejam outra linha de trem, de Porto Alegre a Torres. A intenção é ampliar as opções de transporte e turismo entre a Região Metropolitana e o Litoral Norte.
Durante a apresentação, Arnildo Schildt convidou Luciano Pinto e os secretários para participarem do evento oficial do Trem Regional da Serra Gaúcha, que será realizado no dia 12 de agosto, na Universidade de Caxias do Sul (UCS). Na ocasião, será apresentado a autoridades e convidados todo o complexo de investimentos logísticos previstos pelo projeto.

Além do prefeito, participaram da reunião o secretário de Turismo, Esportes, Juventude e Cultura, Luciano Costa; o secretário de Planejamento, Indústria e Comércio, Ranieri Antonio Pereira Braga; e o assessor municipal de Segurança, Coronel Gustavo Maciel.










