Tramandaí terá tecnologia inédita no Brasil para a área da saúde

Compartilhe

A prefeitura de Tramandaí anuncia no dia 27 de março uma iniciativa inédita no Brasil quando o assunto é saúde pública. Tecnologia israelense, o MTX (Matrix Monitor), da Cnoga Medical, passará a ser utilizado em toda a rede de atenção básica pelos agentes comunitários como forma de monitoramento, triagem.

Quando o paciente toca com o dedo no compartimento específico, o dispositivo, que pesa cerca de 100 gramas, automaticamente faz a medição e a análise de 16 parâmetros sanguíneos de maneira não invasiva – pressão sanguínea, volume sistólico, débito cardíaco, índice cardíaco, assim como os gases sanguíneos (CO2, O2, pH), hemoglobina, hematócritos, hemácias, pulso e pressão arterial atrial principal e muito mais.

O prefeito de Tramandaí afirma que a implementação dessa tecnologia tem como objetivo reforçar o trabalho de prevenção na área da saúde. “Vamos equipar os 49 agentes de saúde com esse equipamento e implementar o projeto nos nossos bairros para, acima de tudo, salvar vidas. Estamos qualificando os serviços”, destaca Luiz Carlos Gauto.

130319 MTX TRAMANDAI 2
130319 MTX TRAMANDAI 3

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Luciano Von Saltiel, a implantação dessa parceria vai elevar Tramandaí para um patamar diferenciado entre os municípios do Brasil, já que será a primeira do país a contar com o dispositivo.

“O agente verifica que aquele paciente muitas vezes não pode se deslocar até o posto de saúde, sendo necessário o atendimento domiciliar. Também haverá um ranking de casos com mais prioridades. Através deste equipamento, o agente de saúde poderá realizar estes exames, atestar a condição deste paciente e passar essa leitura diretamente para o médico”, explica.

A inovação também promete resultar em economia para a área da saúde pública, pois os exames são feitos de forma rápida, indolor e sem sangue, durante a consulta médica nas Unidades Básicas de Saúde ou durante visitas do agente comunitário.

O equipamento é aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Compartilhe

Postagens Relacionadas