Tramandaí tem novo ponto de testagem de covid neste domingo 

Município também conta com estrutura  de atendimento remoto e visitas domiciliares para paciente com sintomas leves e moderados; secretário da Saúde pede ajuda de moradores e visitantes para desafogar a UPA 24 horas

Compartilhe

Testes para pacientes com sintomas leves e moderados são realizado no Ginásio da Escola São Francisco, em Tramandaí. Foto: Vigilância em Saúde de Tramandaí

O secretário municipal da Saúde de Tramandaí, Luciano Saltiel, fez um apelo que pacientes com sintomas leves ou moderados de síndrome gripal busquem o serviço de visita domiciliar oferecido pelo município e não procurem a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas. O pedido a moradores e visitantes é para garantir o atendimento de quadros mais complexos.

“Nós temos uma Unidade de Pronto Atendimento, a UPA 24horas, que está montada para o atendimento dos casos sintomáticos respiratórios mais complexos. E temos também uma unidade que funciona de segunda a segunda, com acesso via WhatsApp, estruturada para fazer a visita domiciliar dos casos leves e moderados. Então, solicitamos à comunidade que use esse serviço de atendimento domiciliar para que nós possamos desafogar a nossa UPA 24 horas e destinar esta equipe para aquele atendimento realmente mais complexo”, disse Saltiel.

O serviço funciona todos os dias das 8h às19h, e pode ser solicitado através do WhatsApp pelos números(51) 995 270 253 ou (51) 996 736 373. Os atendentes da saúde prestam o primeiro atendimento de forma remota e, caso seja necessário, será realizada a visita residencial.

O secretário também alertou que a testagem que está sendo realizada na UPA é para pacientes que realmente tem necessidade de atendimento e que funciona 24 horas. “Não é uma testagem do programa Testar RS, não é uma testagem em massa da população, porque nós não temos condições de fazer essa testagem neste momento pandêmico, em virtude do volume de casos que nós temos de sintomáticos respiratórios que precisam de atendimento”, justificou.

Para os demais casos haverá um ponto de testagem, que está funcionando neste domingo (09), na Ginásio da Escola Municipal São Francisco na Rua Osvaldo Aranha, esquina com a Avenida Emancipação. As coletas dos exames começaram às 9h, com grande procura, e seguem até às 18h.

A Secretaria da Saúde orienta que deve ser observada a janela imunológica para a coleta dos exames de diagnóstico de covid, entre o terceiro e o sétimo dia de sintomas, preferencialmente entre o quarto e quinto dias.

“Precisamos realmente da atenção da população, da colaboração da população e da manutenção das práticas não farmacológicos, distanciamento social, uso de máscara, uso de álcool gel e todos os cuidados necessários que somados à vacina vão conseguir fazer a gente enfrente esse processo de pandemia, que novamente recrudesceu com volume muito grande de casos”, conclui o secretário Luciano Saltiel.

Compartilhe

Postagens Relacionadas