Tramandaí volta a ser a sede da Copa Brasil e do Sulamericano de Ginástica Aeróbica e Danças que é realizado até o próximo sábado (14), no Ginásio Municipal. Aproximadamente 1 mil participantes de 10 países estão inscritos na competição. Considerado o maior evento competitivo das modalidades, ele garante vagas no Mundial 2018 de Ginástica Aeróbica e Hip Hop, que será realizado no Estados Unidos.
Já estão na cidade delegações do Uruguai, Argentina, Paraguai, Chile, Colômbia, Venezuela, Peru , Itália, México. Do Brasil, participam representantes do estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Pará. As competições são nas modalidades Ginástica Aeróbica Esportiva, Hip Hop, Step, Jazz, Danças Latinas, Danças Árabes, Fitness, Pop Dance e Free Mix.
A organização é da Liga Brasileira de Ginástica Aeróbica e Fitness (Libraf) e o encontro é aberto ao público. As apresentações começam pela manhã e seguem até o início da noite, diariamente. Paralelamente ao evento competitivo, serão realizados workshops e cursos, envolvendo diversas modalidades, com profissionais do mais alto nível nacional e internacional.
“Hoje, após uma década de evento, nota-se a integração das várias modalidades em escolas e academias, tornando-as parte do cotidiano na prática física como forma de socialização e educação”, afirmou o professor Claudio Franzen, presidente da Libraf, lembrando que os espetáculos integram os profissionais de Educação Física e Dança desde a sua criação.