Tramandaí poderá ter semana de prevenção às drogas

Compartilhe

Reunião discutiu a proposta. Foto: Divulgação Gabinete Vereador Marcelo Berneira

O vereador Marcelo Bastos Berneira (PP) apresentou, nesta semana, um projeto de lei que institui em Tramandaí a Semana Municipal de Prevenção, Conscientização e Combate ao Uso de Drogas. A ideia é promover o engajamento de escolas, sociedade e poder público para promover atividades, especialmente junto às crianças e aos adolescentes. A proposta foi discutida com representantes de entidades da sociedade civil e da Prefeitura.

Segundo a projeto, que tramita na Câmara de Vereadores de Tramandaí, este trabalho conjunto seria realizado todos os anos na semana do dia 26 de junho, data em que se comemora o Dia Internacional Contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas, definido pela Assembleia Geral da ONU.  De acordo com o texto, “a semana será composta por ações que visem à prevenção, conscientização e combate à dependência química provocada por drogas lícitas e ilícitas por meio de campanhas, seminários, palestras, debates, reuniões, workshops, conferências, atividades de lazer, esportivas e culturais, elaboração de cartilhas, folders, cartazes, e outras, com objetivo de ampla divulgação das atividades”.

Em sua justificativa, o vereador Marcelo Bastos Berneira alerta que os índices de reincidência chegam a 52% no caso dos tratamentos contra a dependência de crack, 33% no caso de maconha, 40% nos casos de uso de cocaína. “A Escola pode e deve cumprir esse papel em parceria com os vários setores da sociedade, e com os demais órgãos do Poder Público. O objetivo da proposta, portanto, é incentivar a atuação da rede pública municipal de ensino na mobilização da juventude em torno da conscientização dos males oriundos do uso de drogas ilícitas e do abuso de drogas lícitas”, defendeu o legislador.

Compartilhe

Postagens Relacionadas