A Prefeitura de Tramandaí informou, nesta sexta-feira (04), que zerou a fila de espera para realização de exames para prevenção e diagnóstico do câncer de mama. Segundo a Secretaria da Saúde, um mutirão realizado nesta semana, garantiu o atendimento a todas as pacientes que aguardavam pelos procedimentos no município.
Entre terça-feira (1°) e esta sexta-feira, foram realizadas 42 mamografias e 66 ecografias mamárias. O Munícipio reitera que segue as recomendações da Sociedade Brasileira de Mastologia, que orienta esses exames para mulheres a partir dos 40 anos de idade. Também informa que os agendamentos devem ser realizados nas unidades básicas de saúde.
O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo. Cerca de 95% dos casos de câncer de mama diagnosticados no início têm chance de cura.
“Queremos agradecer a todos os profissionais que estão atuando neste processo. Como sempre destacamos, saúde se faz com gente que gosta de gente e assim seguiremos, ouvindo a população, dialogando com os profissionais para juntos construirmos uma saúde cada vez melhor”, disse o secretário da Saúde, Luciano Saltiel.
Fila de ecografias zerada em julho
Este é o segundo anúncio feito pela Prefeitura de Tramandaí, em duas semanas, de fim da espera por alguns tipos de exames no município. No fim de julho, a Secretaria da Saúde autorizou aproximadamente 2.500 ecografias que estavam represadas.