O traficante Juliano Biron da Silva, de 39 anos, integrante de uma das principais facções criminosas do Rio Grande do Sul, foi capturado, nesta quinta-feira (09), no Litoral Norte. O criminoso estava em um condomínio de luxo em Capão da Canoa, no bairro Morada do Sol, localizado na Estrada do Mar.
A prisão do foragido teve participação da inteligência da Brigada Militar (BM) e de policiais do 2º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPAT).
Com extensas passagens policiais, como homicídio, tráfico de entorpecentes, lavagem de dinheiro, posse e porte de armas de fogo, receptação e roubo à banco, Biron estava foragido da Justiça.
Ele havia sido preso em um presídio federal em 2017, após uma operação policial que apreendeu cerca de R$ 5 milhões de seu patrimônio. A investigação realizada na época apontou que ele tinha movimentado cerca de R$ 60 milhões, tendo quase 90 contas bancárias e mais de dez imóveis em seu domínio.
Em 2020, foi condenado a mais de 20 anos de prisão pelo assassinato de um fotógrafo, em Canoas. O crime ocorreu em julho de 2015. O homicídio teve três qualificadoras: por meio cruel, por motivo torpe e por recurso que dificultou a defesa da vítima. Biron foi condenado também por ocultação de cadáver.
Os policias deram voz de prisão ao traficante. Ele foi conduzido ao Posto de Atendimento Médico (PAM) e, logo em seguida, para a Delegacia de Polícia.