
Em tempos de celebrações sobre os ideais e as tradições gaúchas, a Semana Farroupilha em Osório também serviu para apresentar a alunos da rede municipal um pouco mais sobre a história do chimarrão, principal bebida típica do Rio Grande do Sul.
O mate amargo, companhia de gaúchos e gaúchas em diferentes horas do dia, embala conversas, recepciona visitas e aquece os dias frios. E carrega consigo histórias, simbologias e curiosidades que foram abordadas na Escola do Chimarrão, um dos espaços dos Festejos Farroupilhas que acontecem no Parque de Rodeios Jorge Dariva, em Osório.
Na última sexta-feira (16), cerca de 70 alunos da Escola Municipal Osvaldo Amaral visitaram a estrutura e assistiram a uma palestra sobre uma das culturas mais tradicionais do Estado. As atividades foram conduzidas por Pedro Schwengber, líder e principal figura da Escola do Chimarrão, ONG que ensina sobre as peculiaridades, o preparo e a história da erva-mate.
Eles também tiveram uma aula prática sobre o preparo do chimarrão, desde a introdução da erva na cuia até o modo correto de sorver [beber lentamente, em pequenos goles], acrescentar a água e manusear a bomba.
O prefeito Roger Caputi e o secretário Dilson Maciel, titular da pasta da Educação, acompanharam as atividades.